BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

2ª Feira de artesanato apresenta novidades

2ª edição da Feira Regional de Artesanato foi realizado do dia 9 a 11 de junho.

Publicado: 13/06/2017 às 06h10

Um espaço montado na Praça Municipal Governador Jorge Teixeira, em Cacoal, deu espaço a diversas peças artesanais produzidos pelas mais variadas matérias-primas. A 2ª edição da Feira Regional de Artesanato foi realizado do dia 9 a 11 de junho, e deu oportunidade aos artesãos não só para mostrar seus produtos, como também fechar negócios.

Morador de Rolim de Moura, o artesão Edinilson Ramalho Soares, trouxe cerca de 400 peças artesanais para expor na praça. Junto com a esposa ele confecciona peças de jardim feitos com cimento. Ele conta que as peças que têm maior procura são as garças e cogumelos. “Eu vendo de tudo um pouco, mas as garças e os cogumelos são os mais procurados. Eu aprendi a trabalhar com essas peças sozinho, e ensinei minha esposa que me ajuda na parte do acabamento. Independente do tamanho do artesanato, demoro em média três dias para concluir o serviço, pois o cimento precisa secar bem, e para isso leva um tempo”, contou Edinilson.

Já Marlene Marque é moradora de Porto Velho, para a feira ela trouxe produtos confeccionados com cipó titica e capim dourado. Para a artesã, além do retorno financeiro, a feira também oportunizou reconhecimento profissional.

“Quando participo dessas feiras não viso somente o retorno financeiro, mas também o reconhecimento profissional, mostrar o meu trabalho, o que o artesão rondoniense tem de bom. Não deixamos a dever para artesão nenhum de outros locais do Brasil, nós somos cuidadosos com a confecção da peça, com o acabamento. Então meu objetivo principal é que Rondônia saiba, o que Rondônia tem”, disse a mulher.

Durante a feira foram expostos vários tipos de artesanato, como luminárias em PVC, telas confeccionadas com colagem de papel que dá efeito 3D, peças em tecido, como roupas, bonecas, peças em madeira, enfim, no local haviam produtos para satisfazer todos os gostos, que foram expostos por 71 artesãos.

O evento é organizado pela Fundação Cultural do município.

Por Magda Oliveira Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário