Porto Velho/RO, 23 Março 2024 17:18:46

Regularização reduz conflitos agrários

“Ao consolidar a regularização fundiária rural, cumprindo a meta de entregar em 2013 cinco mil títulos definitivos em assentamentos e..

A- A+

Publicado: 10/12/2013 às 18h32min | Atualizado 14/04/2015 às 14h37min

A4 ABRE copy“Ao consolidar a regularização fundiária rural, cumprindo a meta de entregar em 2013 cinco mil títulos definitivos em assentamentos e lotes rurais às famílias que aguardavam esse documento há mais de 15 e até 20 anos, está oferecendo segurança jurídica e reduzindo os conflitos agrários”. A afirmação foi feita pelo secretário de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), Evandro Padovani, ao participar do programa “Campo e Lavoura”, sábado, na Rádio Globo Rondônia em Porto Velho em cadeia com a Rádio Alvorada de Ji-Paraná. Padovani lembrou que a regularização fundiária tanto rural, quanto urbana, é uma realidade que traz sossego para as famílias que passam a ter um documento de identidade da área em que habitam e produzem. O secretário acredita que até o final deste ano, além dos cinco mil títulos emitidos e entregues, mais mil deverão ser concluídos, pois esse processo não vai sofrer solução de continuidade, uma vez que existem mais 18 mil áreas identificadas e georreferenciadas para o programa continuar em 2014.“De posse do título definitivo, o proprietário pode buscar recursos nas instituições oficiais para investimento, bem como, ampliar e diversificar a produção”, lembrou.

A meta do governador de implantar mil agroindústrias até o final de 2014, atendendo aos 52 municípios do Estado, segundo Padovani, está sendo cumprida dentro do cronograma previsto pela Seagri. Com investimentos e recursos já destinados serão aplicados R$ 8,4 milhões na aquisição de equipamentos e montagem.

“A revitalização dos cafezais, a produção de leite, a carne exportada de Rondônia, a indústria de calcário em Pimenta Bueno, as lavouras de soja e milho, a piscicultura, são realidades que mostram o potencial desse Estado que vem andando a passos largos para disputar de igual para igual com gigantes, como o Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso e Goiás”, citou, completando que esses gigantes patinaram sem tecnologia mais de meio século para atingir um estágio importante de desenvolvimento. “Em Rondônia, o know-how dos produtores rurais grandes, pequenos e médios é outra realidade somada às recentes descobertas tecnológicas que impulsionam o desenvolvimento do Estado”.

Padovani ainda lembrou que as estradas de Rondônia, mantidas pelo Departamento de Estradas de Rodagem, por onde trafega boa parte da produção agropecuária, encontram-se em excelentes condições de tráfego, com mais de 10 mil quilômetros de rodovias recuperadas. (AI)



Deixe o seu comentário