Porto Velho/RO, 21 Março 2024 14:35:34
Diário da Amazônia

A arte do artista plástico Lawrence Fabiano, o Pataka

A arte do artista plástico Lawrence Fabiano, o Pataka

Por Woarlen Watanabe Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 20/02/2017 às 05h25min

Bruna Azevedo é modelo e uma das musas da banda do vai quem quer.

A pintura corporal é uma manifestação cultural presente em várias sociedades, como os indígenas, hindus, africanos e na sociedade ocidental por meio da maquiagem e da tatuagem.

Os índios utilizam a pintura corporal como meio de expressão ligado aos diversos manifestos culturais de sua sociedade. Para cada evento há uma pintura específica: luta, caça, casamento, morte. Todo ritual indígena é retratado nos corpos dos mesmos na forma de pintura, é a expressão artística mais intensa dos índios. A tinta é feita de urucum, jenipapo ou babaçu na maioria das vezes.

Na época do Carnaval essa cultura de pinturas corporais são muito utilizadas em várias partes do País. Existem diversos artistas plásticos que fazem trabalhos maravilhosos. Em Porto Velho, capital de Rondônia, mora o artista plástico Lawrence Fabiano, também conhecido como Pataka, apaixonado pela arte desde menino quando começou sua carreira sendo ajudante de pintor e logo descobriu o dom que segundo ele dado por Deus, que é o amor pelos traços.

Lawrence, tem uma carreira consolidada, com 14 anos começou a desenhar e se inspirava nas revistas em quadrinhos, aos 17 anos se tornou tatuador e logo começou a trabalhar em uma agência de publicidade como arte finalista. O seu trabalho ficou famoso em Porto Velho e foi convidado para ser o autor das artes gráficas dos ônibus da empresa Eucatur.

Com todo esse aprendizado, Pataka, assistindo televisão, viu a Globeleza e decidiu se dedicar às pinturas corporais.
“São mais de dez anos fazendo pinturas corporais, é um prazer, é uma sensação gostosa de expressar uma arte no corpo humano através dos traços, das cores”, disse Lawrence.

Matéria completa acesse: Edição Digital

 



Deixe o seu comentário