Porto Velho/RO, 27 Março 2024 02:08:17

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 26/07/2018 às 06h11min

A- A+

A bactéria do bem

Pesquisas sobre eleições servem para um festejar e muitos apontarem defeitos nas metodologias. Sobre preocupações sociais, deveriam..

Pesquisas sobre eleições servem para um festejar e muitos apontarem defeitos nas metodologias. Sobre preocupações sociais, deveriam orientar os governos ajeitar políticas públicas, mas a persistência dos problemas sempre na ponta dos piores pesadelos da população acusa fracasso.

Saúde, educação e segurança figuram no topo das preocupações, mas a volta de doenças já vencidas, como o sarampo, denuncia a necessidade de cuidados com as causas das doenças e  disseminação.

A educação quase se universalizou mas esbarra na evasão. A segurança pública baseada só em repressão e cadeia é um desastre e agora tem chances, com o Sistema Único, de inaugurar uma fase mais “holística”, indo também às causas da criminalidade e fazendo-a finalmente retroceder.        

A Amazônia figura no noticiário como palco da volta de doenças que se acreditavam derrotadas, mas também apresenta interessantes milagres. É o caso da bactéria Lactobacillus, achada em produtos artesanais da região com a fermentação da mandioca e do queijo coalho.

Ela combate a infecção intestinal e a intoxicação por alimentos, como a grande vilã Salmonela, segundo pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará. Boas notícias também merecem vez

………………………………

Coligação forte

A coligação de sustentação a candidatura de Acir Gurgacz ao governo do estado para a disputa das oito cadeiras a Câmara dos Deputados   envolvendo PDT/PSB/PP/PR/PTB/SOLIDARIEDADE já esta fazendo as contas para a eleição de outubro. Até agora é a maior aliança formada e já projeta condições de emplacar até cinco deputados federais.

Baita nominata

A aliança formada nos últimos dias, citada acima, conta com os deputados federais Luis Claudio (PR-Rolim de Moura) e Nilton Capixaba (PTB-Cacoal) na busca da reeleição, além das candidaturas de Silvia Cristina (PDT-Jipa), Jaqueline Cassol (PP-Cacoal), Donadon (PDT-Vilhena), Mauro Nazif (PSB-PVH), Tziu (Solidariedade- Ariquemes), Amir Lando (PSB-PVH)                                                       

As dificuldades

Enquanto a aliança idealizada pela articulação de Acir já se mostra azeitada, as coligações para federal dos adversários Maurão de Carvalho (MDB) e Expedito Junior (PSDB) encontram dificuldades para formar  nominatas competitivas. O MDB só tem dois nomes de ponta Marinha Raupp (Rolim) e Lucio Mosquini (Ouro Preto); a aliança de Expedito tem apenas Mariana Carvalho (Porto Velho) e Expedito Neto (Rolim).

Vices catimbados

A escolha dos candidatos a vice continua catimbada em Rondônia pelos postulantes ao governo. Tanto Maurão de Carvalho (MDB), como Acir Gurgacz (PDT) e Expedito Junior (PSDB) guardam os nomes dos seis vices a sete chaves. Leo Moraes (Podemos) pretendido por todos hesita se entra na disputa a Câmara dos Deputados, a reeleição ou até mesmo ao Senado.

Obras seguem

O governo federal segue obras Rondônia. O Dnit tem três grandes obras no estado, além da restauração de parte da pavimentação da BR 364. Trata-se da dragagem do Rio Madeira, na região de Praia do Tamanduá e o alteamento da BR 364, na região atingida pela enchente histórica de 2014 e a ponte do Rio Madeira na altura do Abunã em direção ao Acre

Via Direta

*** Recebi nesta redação a visita da líder comunitária Nova Mutum, Dona Elaine, que pretende disputar uma cadeira a Assembléia Legislativa pelo PDT *** Nascida em Porto Velho, ela tem uma trajetória voltada às ações sociais *** Trocando de saco para mala, a estiagem se espraia pela região de Porto Velho com queimadas, poeira e falta de água potável na periferia *** O ar já esta irrespirável, viramos a sucursal do inferno.   


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas