Porto Velho/RO, 27 Março 2024 21:32:42

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 29/08/2018 às 07h08min

A- A+

A convergência de propósitos

Na Amazônia, para não fugir a um padrão nacional, persiste a “síndrome da primeira edição”: a grande expectativa que cerca a..

Na Amazônia, para não fugir a um padrão nacional, persiste a “síndrome da primeira edição”: a grande expectativa que cerca a realização de uma primeira promoção de evento, seminário, conferência, ou congresso e a frustração de quem espera pela segunda edição, na qual, via de regra, seria feito um balanço do que foi alcançado com a primeira.

Por falta de bons resultados, a segunda edição não acontece e, anos depois, realiza-se uma nova primeira, com igual finalidade. Salvou-se a Conferência Amazônica de Empreendedorismo que terá sua bem-vinda segunda edição no início de outubro, em Manaus, tendo na pauta assuntos como inovação, fintechs, blockchains e questões práticas empresariais.

Antes, também em Manaus, haverá em fins de agosto uma primeira edição que pela importância do assunto certamente merecerá também sucessivas edições: o I Congresso de Gestão, cuja pauta central terá também inovação e o mote consensual da região – a sustentabilidade.

A destacar, a busca pela qualidade da governança, mediante mapeamento de lideranças, gestão participativa. Esta traz urgência de convergir propósitos de ambientalistas e empresários. Pautas importantes não só aconselham como também exigirão uma segunda edição.

…………………………….

Almoedo cresce

O presidenciável do Partido Novo, João Almoedo, esta virando uma febre entre professores, universitários e jovens em geral em Porto Velho. O partido não usa dinheiro público (recusa até suar o  fundo partidário e assume o compromisso de cortar as mordomias corporativistas e tem algumas propostas de ruptura no plano político.

Haja cocaína

As apreensões de toneladas de cocaína no País cresceram mais de 10 mil por cento nos últimos anos. Nas rodovias, com a colheita da maconha no Paraguai, outras tantas toneladas da droga tem sido interceptadas em caminhões lotadas pelas rodovias ferais brasileiro. Os cartéis estão bamburrando, assim como os políticos patrocinados pelos cartéis. È coisa de louco!

Clima de eleição

Nas pesquisas de setembro já será possível constatar mudanças no cenário rondoniense, tanto na peleja ao governo do estado, como na disputa m ao Senado e aos cargos proporcionais, Câmara dos Deputados e deputados estaduais. E com o horário gratuito, então, é que o bicho vai pegar de vez se criando assim um clima de eleição, que até agora não temos.

Hotéis e concursos

O concurso efetuado pela Assembléia Legislativa teve efeito revigorante no combalido sistema hoteleiro de Porto Velho a míngua há quase três anos. A maioria dos estabelecimentos lotou no domingo. Taxistas e donos de bares e restaurantes também comemoraram o movimento. A esperança é de um replay com a Portoagro no final de semana.

Mais municípios?

Quase 2 mil dos seis mil municípios brasileiros não arrecadam o suficiente para se manterem, segundo recente levantamento. Eles dependem exclusivamente de repasses de recursos estaduais e federais para pagar o funcionalismo e fornecedores. Mesmo assim políticos demagogos buscam a emancipação de mais de 600 localidades pelo Brasil afora.

…………………………….

Via Direta

*** Conversei durante a semana com o padre Ton (PT) e ele manifestava sua convicção na campanha a deputado federal. Ton tem o apoio do ex-prefeito Roberto Sobrinho na capital *** Com as tempestades recentes, quem faturou muito foram os “telhadeiros” em Porto Velho. Haja casas destelhadas *** Rondônia tem histórico de vendavais durante o mês de agosto *** Tem mais duas pesquisas em fase de coleta de dados na aldeia. Gente, o que o futuro nos reserva?


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Mais Colunas

Arquivos de colunas