Porto Velho/RO, 27 Março 2024 07:01:41

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 08/06/2018 às 07h00min

A- A+

A Copa da Morte

Desde que se tem notícia da espécie humana, ela foi responsável pelo desaparecimento de 83% dos mamíferos selvagens e metade das..

Desde que se tem notícia da espécie humana, ela foi responsável pelo desaparecimento de 83% dos mamíferos selvagens e metade das plantas, segundo pesquisa da Universidade de Nova Jersey e Instituto Weizmann.

Em meaculpa científico, esclarecidos exemplares dessa mesma espécie, atuando no Projeto Providence, do Instituto Mamirauá, criaram uma rede de sensores na floresta amazônica, pondo a tecnologia a serviço da conservação da fauna regional.

Sistema pioneiro de monitoramento da biodiversidade distribuído pelos 3,5 milhões de hectares das grandes reservas Mamirauá e Amanã, será uma expiação do velho pecado da humanidade contra as demais espécies.

Um dos mamíferos ameaçados, aliás, é o próprio homem. Uma equipe de pesquisadores brasileiros e espanhóis suspeita que as comunidades indígenas e ribeirinhas que vivem em áreas próximas a usinas hidrelétricas na Amazônia estejam expostas a altos níveis de mercúrio.

A suspeita consta de estudo feito no âmbito da Universidade Federal do Pará. Com a exploração do ouro, o “efeito zumbi” contamina os rios e se aloja em peixes que vão à mesa dos consumidores. Como se estivesse jogando uma “copa da morte”, o mercúrio dribla longa e teimosamente a defesa imunológica até atacar o cérebro humano.

…………………………………

Novos municípios

Mesmo com um déficit publico de R$ 159 bilhões no orçamento federal, avançou no Congresso Nacional o projeto de lei que abre espaço para a criação de centenas de novos municípios no País. Em todo ano de eleição o jogo é de apoio a emancipação de distritos, mesmo sem as exigências demográficas e econômicas necessárias para tanto. Passada a eleição os políticos somem…

As conspirações

Os últimos dias têm sido dedicados a conspirações contra determinados candidatos ao governo de Rondônia para tirá-los do páreo e se armar, a partir desta situação, uma grande aliança que atenda aos interesses de tantos grupos políticos mancomunados. Com o punhal da traição afiado, os inconfidentes se reúnem até a calada da noite para projetar seus intentos.

Nas paradas

Mesmo condenado, o vereador e ex-deputado Zequinha Araujo, conhecido também como o dançarino da impunidade, garante através das mídias sociais que não saiu do páreo na peleja da Assembléia Legislativa. Era um dos nomes mais cotados devido a sua grande estrutura de entidades beneficentes em Porto Velho e Candeias, mas com a condenação recente pode enfrentar dificuldades para registrar a candidatura.

Encontros regionais

Amanhã, dia 9, em diferentes regiões do estado, os partidos seguem seus calendários de encontros regionais. O PDT, de Acir Gurgacz, em Nova Mamoré, o PR de Luis Claudio em Porto Velho. Os Democratas de Bianco, Folador e Marcos Rogério em Ariquemes. O PT de Lazinho da Fetagro e Fátima Cleide não confirmou o encontro em Ji-Paraná.

Eleições 2018

Por falar das convenções partidárias, que a partir deste ano serão realizadas de 20 de julho a 10 de agosto, teremos muitas surpresas nesta reta final de candidaturas. Muitos postulantes aos cargos eletivos (de governador a deputado estadual) poderão ficar fora pelas pendências eleitorais na justiça, outros devido a composições de última hora ou vitimas do punhal da traição. Haverá choro e ranger de dentes…

Via Direta

*** O prefeito Hildon Chaves (PSDB) lançou um pacote de obras para ações de limpeza, pavimentação e encascaslhamento *** Com tudo isto, pretende recuperar a popularidade perdida durante a estação das chuvas *** Muitas obras federais e estaduais paradas em Rondônia por falta de contrapartidas *** O governo estadual e as prefeituras se queixam da falta de recursos *** Vem aí mais candidatos ao Senado e ao governo de Rondônia…  


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas