Porto Velho/RO, 28 Março 2024 10:37:20

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 22/05/2018 às 09h50min | Atualizado 22/05/2018 às 09h52min

A- A+

A goleada dos Mosquitos

...

A comemoração do governo Michel Temer alegando que “o Brasil voltou” nem de longe se parece com o desenvolvimentismo de JK. Passa longe também dos vôos de galinha do “milagre econômico” da frustrada ditadura ou do frustrante lulismo. Está mais para a malária. Esta, sim, voltou.

Os infectologistas ainda não compreendem bem porque depois de regredir por seis anos, a doença voltou com força na floresta. A suspeita recai sobre a política: cortes de recursos, congelamento de gastos, paralisia dos serviços públicos, aumento da desigualdade, regressão à pobreza. Nisso, de fato, o Brasil esta voltando, no sentido de regredir.

A política foi identificada como a causa mais provável do retorno da malária, mas abrir mão dela, como fazem os omissos, é um erro: a saída também está na política. Só com a pressão da sociedade para o resgate das ações de prevenção haverá a correção de rumos.

Em pleno debate sobre o papel do Estado, ele jamais poderá ser tão mínimo a ponto de deixar até doenças já extintas retornarem à cena. Ao sabor do corte de verbas, incertezas, depressão e paralisia das ações de Estado, os mosquitos e suas pestes vão vencendo por muito mais que 7 a 1.

……………………………..

Marcha de prefeitos

Muitos prefeitos rondonienses estão desde segunda-feira em Brasília participando da 21ª Marcha em Defesa dos Municípios, evento que será encerrado hoje. Outros alcaides ficaram no estado para se fazem presentes a 7ª Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná, que se prolonga até o próximo sábado dia 26, mostrando a pujança do agronegócio rondoniense.

A interiorização

Por falar na Rondônia Rural Show, a Assembléia Legislativa do estado segue seu programa de interiorização transferindo os trabalhos da Casa de Leis para Ji-Paraná durante aquele importante evento. Se de um lado os contras acusam a existência de um palanque a reeleição dos deputados, de outro é bom lembrar a transparência e a participação popular com o Legislativo.

Uma predadora

Com os últimos acontecimentos envolvendo alguns candidatos evangélicos – um parlamentar com condenação e um importante candidato do segmento já conhecido como tataraneto de Judas e envolvido em propinagens cítricas – ganha força na disputa de uma cadeira a Câmara dos Deputados o nome da vereadora portovelhense Joelma Houder. Virou uma predadora.

Pedra no sapato

Caso a ex-senadora Fátima Cleide (PT) confirme sua disposição em disputar uma vaga ao Senado terá uma pedrinha no sapato na sua principal base, que é Porto Velho. Trata-se do psicólogo Aluizio Vidal (Rede), considerado a bola da vez da temporada. Lembrando que Vidal ganhou a eleição ao Senado na capital em 2014 com quase 80 mil votos e continua nos cascos.

A regionalização

Falando-se em termos de regionalização de candidaturas, sabe-se que o ex-prefeito Jesualdo Pires (PSB) vem forte da região central, o ex-governador Confúcio (MDB) tem a fidelidade do Vale do Jamari e tem o apoio da aliança PSB/PDT que pede para ele o segundo voto em todo o estado. Raupp e Expedito, a principio, reúnem mais apoio na Região do Café e Cone sul rondoniense.

Via Direta

*** A esculhambação com o fechamento da BR 364 continua em Rondônia. É a eterna casa da mãe Joana *** Neste momento a saúde nos distritos tem sido um baita calcanhar de Aquiles para a gestão do prefeito tucano Hildon Chaves *** O PSB de Rondônia aposta que Mauro Nazif será o candidato a deputado federal mais votado do estado em 2018 *** Todo partido estará fechado com seu nome no estado, prefeitos, vereadores e candidatos a ALE.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas