Porto Velho/RO, 18 Abril 2024 02:46:57

A importância da operação Lei Seca para a sociedade

Um dia após o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) anunciar que a cidade não terá as atividades da operação Lei Seca por 15..

A- A+

Publicado: 27/03/2018 às 08h21min

Um dia após o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) anunciar que a cidade não terá as atividades da operação Lei Seca por 15 dias, teve início uma sequência de assaltos na noite da última sexta-feira (23) em Porto Velho. Na zona Sul, próximo a faculdade Uniron, bandidos que pilotavam uma moto abordaram um universitário na tentativa de subtrair dinheiro e objetos. O acadêmico não se intimidou e acelerou o veículo em direção aos bandidos. Um bandido caiu no chão e outro tentou escapar, mas foi atingido por uma testemunha do crime e acabou morrendo.

No outro lado da cidade, também no mesmo dia, bandidos armados tentaram roubar vigilantes que cumpriam expediente em uma base da Polícia Rodoviária Federal. Houve troca de tiros e um bandido, um menor de idade, foi atingido e acabou morrendo. Outros assaltos ocorreram na noite de sexta-feira, conforme apontou os registros feitos na Unisp.

Ao que tudo indica, os marginais aproveitam a falta de fiscalização para cometer crimes e espalhar o terror pela cidade. A operação Lei Seca visa retirar os veículos que estão transitando de forma irregular pela cidade. Geralmente, esses bandidos utilizaram motocicletas roubadas e carros para praticar os crimes. Quando não há abordagem nas ruas da capital, eles se sentem mais à vontade para exercerem atos criminosos.

A fiscalização da lei seca, além de evitar os crimes, cria uma certa dificuldade para os bandidos atuarem no crime. A presença da fiscalização de trânsito e da Polícia Militar, principalmente nos finais de semana, é de grande relevância para a sociedade.

Um dos motivos alegados para a suspensão é o atraso nos pagamentos dos servidores que exercem a atividades remuneradas, como policiais civis e militares. Segundo o diretor-geral do Detran, José de Albuquerque, houve uma demanda grande no setor de pessoal e folha de pagamento, porém o número de servidores está reduzido, o que gerou atrasos nos pagamentos.

Conforme apurou o Diário, as prisões por embriaguez ao volante têm aumentado consideravelmente em Porto Velho nos últimos dias. Somente entre as madrugadas dos dias 17 e 18 do mês de março, mais de 50 pessoas foram presas dirigindo embriagadas. Há quem defenda o fim da Lei Seca, enquanto a maioria da população é favorável ao importante trabalho que vem sendo realizado pelo Detran. Além de evitar o avanço da violência, a Lei Seca permite um trânsito menos violento e ajuda também reduzir a superlotação nas unidades de saúde da capital.



Deixe o seu comentário