Porto Velho/RO, 27 Março 2024 16:59:36

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 01/08/2018 às 07h29min | Atualizado 31/07/2018 às 10h31min

A- A+

A jabuticaba política

Fruto que se supõe só existir no Brasil, o MDB é uma espécie de jabuticaba. É no mundo único partido grande que governa em todas as..

Fruto que se supõe só existir no Brasil, o MDB é uma espécie de jabuticaba. É no mundo único partido grande que governa em todas as coalizões há mais de 30 anos e nunca venceu uma só eleição presidencial.

Conseguiu entrar em acordo com a ditadura, que o criou e lhe passou o bastão do poder, mas nunca pôde estabelecer um acordo eleitoral direto com o povo para governar nação. Mesmo assim sempre esteve no governo, indo para a cabeça duas vezes e sempre em situações excepcionais: na eleição indireta de Tancredo e no impeachment de Dilma.

A dramática e tensa convenção estadual do MDB em Rondônia talvez tenha apresentado um desfecho modelar para diversos outros estados e também para a difícil homologação de seu candidato presidencial, Henrique Meirelles.

Quando o governo Temer se encerrar, a jabuticaba do MDB terá em seu passivo dois presidentes mais impopulares da história e a possibilidade de constituir uma nova bancada amorfa e sem um projeto nacional. A “ponte para o futuro” acabou virando uma “pinguela para o passado”.

No entanto, poderá mais uma vez ser o fiel da balança da próxima coalizão: o MDB é a matéria-prima do Centrão, uma jabuticabeira de direita com um discurso de “quase esquerda”.

……………………………………

A indefinição

Mesmo com as convenções realizadas na maioria dos partidos importantes, ainda não temos uma definição de vices para a maioria dos candidatos majoritários. Todo mundo catimbando. E o MDB ainda espera um acordo com os tucanos de Expedito Junior e os Democratas de Marcos Rogério, que terão convenção neste final de semana

As especulações

O grande problema dos partidos ainda é a composição das nominatas para a Câmara dos Deputados. O MDB segue buscando reforços entre seus quadros e nas suas alianças para ajustar a reeleição de Marinha Raupp (Rolim) e Lucio Mosquini (Ouro Preto). O problema é engabelar gente para entrar na peleja apenas para servir de escada dos dois medalhões.

Mesmo dilema

O mesmo dilema para reformar sua nominata para a Câmara dos Deputados é encontrado pelo governadoravel tucano Expedito Junior, que só tem Mariana Carvalho (PSDB) e Expedito Neto (PSD) como nomes de ponteira. É essencial para os partidos eleger deputados federais já que deste numero será definido a partilha do fundo partidário já no ano que vem.

Esta sobrando

Já na aliança PDT/PSB/SD/PTB/PP/PR, sobram candidaturas de peso. Além dos atuais deputados Nilton Capixaba (PTB), Luis Claudio (PR), proliferam nomes de estatura, como do ex-prefeito Mauro Nazif (PSB), Jaqueline Cassol (PP), Amir Lando (PSB), Jidaias Tziu (Ariquemes), Silvia Cristina (Ji-Paraná), o ex-prefeito Melki Donadon (Vilhena), entre outros.

Grupo da Morte

Apesar da desgraceira toda na sua convenção, o MDB tem ainda alguma coisa a comemorar. Tem a nominata mais forte a Assembléia Legislativa, que conta com 5 deputados estaduais e mais as candidaturas de Willians Pimentel, Joelna Houden e Zequinha Araujo (Porto Velho). A nominata foi batizada do “Grupo da Morte”, diante da ameaça de pelo menos 3 deputados estaduais não se reeleger.

Via Direta

*** Depois da convenção bem sucedida no domingo, o governadoravel Acir Gurgacz (PDT) cumpriu agenda na segunda-feira na região de Ji-Paraná *** Já, o MDB de Valdir Raupp e Maurão busca juntar os cacos do racha do partido exteriorizada em plena convenção do partido no sábado *** Dois ex-presidentes da Assembléia Legislativa de Rondônia curtem férias prolongadas num presídio na capital *** Um deles, hoje é um zeloso chefe das hortas da penitenciária. É coisa de louco!


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas