Porto Velho/RO, 25 Março 2024 01:02:01

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 07/08/2018 às 07h00min

A- A+

A janela para o futuro

A importância e o potencial da promoção recomendam atenções plenas ao Campus Party por parte da imprensa, do mundo científico e..

A importância e o potencial da promoção recomendam atenções plenas ao Campus Party por parte da imprensa, do mundo científico e também das esferas política, econômica e administrativa.

Bastaria a realização do 1° Fórum Internacional da Amazônia Sustentável para encher a pauta de uma semana, já que dentre outros assuntos também importantes tratará do ativo que mais interessará ao mundo depois que o petróleo desaparecer: a água.

Se a juventude e os chamados geeks (loucos por tecnologia) se divertem nas maratonas hacker, os empreendedores de todas as idades têm mais ao que prestar atenção: com as transformações enormes que a economia sofreu, trazendo também impactos negativos, todos anseiam por soluções que tragam avanços, corrijam erros e vençam as crises.

A esses novos empreendedores interessou a variedade de oficinas do Campus Party, tratando desde a Blockchain (vital no mundo selvagem da Internet, onde a insegurança reina) até a robótica.

São questões capazes de virar o mundo ao avesso e recriá-lo de forma que hoje podem ser apenas intuídas e imaginadas. O Campus Party,  encerrado domingo, nesse caso, é uma janela aberta ao futuro.

………………………………

Bases rachadas

Dois partidos importantes largam com as suas bases rachadas prejudicando as postulações de seus candidatos ao governo e ao Senado. Trata-se do MDB, que teve sua convenção em tapas (pontapés) e beijos e o PT que tentará priorizar a eleição ao Senado de Fátima Cleide, numa imposição do Diretório Nacional.

Condições adversas

Por tudo que ocorreu nas convenções do MDB e do PT, seus candidatos ao governo, Maurão de Carvalho e do PT (seja em aliança com Jorge Chediak do PC do B ou Paulo Benito do próprio PT), largam em condições adversas. Seus candidatos ao Senado Raupp (MDB) e Fátima Cleide (PT) –caso esta confirme a candidatura – também devem sentir os reflexos da desunião que veio a público.

A polarização

Por tudo que tem acontecido, temos uma largada claramente polarizada ao governo do estado, entre Acir Gurgacz (PDT) e Expedito Junior (PSDB). Maurão de Carvalho (MDB) e demais concorrentes vão ter que quebrar esta tendência para melhorar suas chances e isto poderá acontecer apenas com um grande resultado na capital.

As convenções

Com as convenções de domingo todos os candidatos ao governo do estado foram definidos. 1-Acir Gurgacz (PDT) 2-Maurão de Carvalho (MDB) 3-Expedito Junior (PSDB) 4-Pimenta de Rondônia (PSOL) 5-Vinicius Miguel (Rede) 6-Pedro Nazareno (PSTU) 7- Jorge Chediak (PC do B) 8-Marcos Rocha (PSL). Acir fechou com Neodi Carlos (PSDC) para vice, Expedito com Mauricio carvalho, Maurão com Jaime Gazola.

Canibalismo feroz

O pleito de 2018 será marcado pelo feroz canibalismo na disputa das cadeiras a Câmara dos deputados em Porto Velho. A fragmentação dos votos vai obrigar nomes de grande densidade na capital a buscar reforços no eleitorado do interior do estado. Casos de Leo Moraes (Podemos), Mariana Carvalho (PSDB), Mauro Nazif (PSB), Garçon (PRB) e Amir Lando (PSB), Cristiane Lopes (PP).

Via Direta

*** Com Silvia Cristina (PDT-Ji-Paraná) já crescendo na região central, se vê que a eleição a Câmara dos Deputados poderá surpreender nesta temporada *** Outra marca de 2018 é a expressiva presença feminina na disputa, com Jaqueline Cassol e Marinha Raupp (Rolim), Mariana Carvalho, Ada Dantas e Cristiane Lopes (Porto Velho) *** E ainda temos a ex-prefeita de Ouro Preto Rosaria Helena e Claudia Moura (Ariquemes) nas paradas.

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas