Porto Velho/RO, 27 Março 2024 03:22:13

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 13/07/2018 às 06h00min

A- A+

A pegada ecológica mundial virou um buraco fundo e seco

Vai levando… A pegada ecológica mundial virou um buraco fundo e seco. Com isso, a tendência mais evidente no planeta e nas demais..

Vai levando…

A pegada ecológica mundial virou um buraco fundo e seco. Com isso, a tendência mais evidente no planeta e nas demais regiões do Brasil é a tentativa de frear o progresso da Amazônia.

No encontro promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese), o coordenador do Núcleo de Cenários e Estudos Perspectivos do Ipea, Maurício Fleury Curado observou um aumento das tensões nacionais e internacionais pelo uso e conservação de recursos naturais e aumento da pressão sobre os recursos hídricos.

Curado divulga um estudo sobre as tendências para o Brasil até 2035 que sugere quatro diferentes cenários. O primeiro escancara a realidade do Brasil de hoje: é o “Vai Levando”.

Pior cenário, foi à escolha da maioria dos governantes que já subiram ao poder no Brasil: é a manutenção da cultura, em que o interesse maior dos líderes são obras que possam concluir em seu período de governo para ser inauguradas e levar seus nomes nas placas. É “nós contra eles”.

Nele, o poder público age de forma reativa e desordenada, respondendo apenas a pressões emergenciais, como o governo Temer frente à greve dos caminhoneiros, e os congressistas, que evitaram as doloridas reformas.

………………………………..

As convenções

Os partidos já estão programando suas convenções – no período de 20 de julho a 5 de agosto – mas a maioria ainda não tem definições a respeito dos seus candidatos ao governo e até mesmo ao Senado. Também os entendimentos para as eleições proporcionais – coligações para a Câmara dos Deputados– continuam travados. É um cenário nublado, torcida brasileira.

Slogam de Guedes

O ex-prefeito de Porto Velho José Guedes, lançado candidato ao governo do estado pelo PSDB, já tem slogam de campanha nas mídias sociais. “O melhor para Rondônia”. Se conseguir apoio do diretório estadual será a segunda vez disputando ao governo. Na primeira, em 90, não alcançou o segundo turno, mesmo sendo o mais votado na capital.

Ranking do estado

Vamos corrigir o ranking estadual dos municípios com maior numero de eleitores conforme os números atualizados pela justiça eleitoral. 1-Porto Velho 2- Ji-Paraná (região central) 3- Ariquemes (Vale do Jamari) 4-Cacoal (Região do Café) 5- Vilhena (Cone Sul) 6-Jaru na Bacia Leiteira 7- Rolim de Moura na Zona da Mata. A dúvida do sexto lugar era entre Jaru e Rolim.

Agenda cheia

Depois de uma semana, onde atuou no Congresso Nacional em favor das rádios comunitárias e na cobrança de uma solução para a questão da rodovia 319, que liga Porto Velho a Manaus, o senador Acir Gurgacz desembarcou ontem a noite na capital rondoniense para desenvolver agenda cheia buscando definições para as coligações majoritárias e proporcionais. Final de semana decisiva.

Muita desconfiança

Ao meio de um cenário de muita desconfiança e de punhais da traição afiados, a classe política de Rondônia vive momentos de incertezas nesta jornada. Os principais candidatos ao governo – Acir, Expedito e Maurão têm conversado muito nas últimas semanas e evitado ataques e contra-ataques. Todo mundo buscando acordo, mas ao mesmo tempo esperando desistências de adversários.

Via Direta

***Em Porto Velho já temos alguns indícios de seca severa na temporada com a falta de chuvas e o lençol freático descendo rapidamente *** Para quem pode na periferia, o aprofundamento dos poços caseiros custa R$ 150,00 o metro ***Impressiona o numero de presidiários com tornozeleiras eletrônicas perambulando pelas ruas de uma certa capital na região amazônica  *** Alguns não escondem que pagam propina de R$ 800,00 por mês pela facilidade *** È coisa de louco!


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas