Porto Velho/RO, 22 Março 2024 16:07:47

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 17/08/2018 às 07h06min

A- A+

A política da industrialização

Sendo a industrialização um consenso entre as lideranças estaduais das unidades da Federação que integram a Amazônia, o governador..

Sendo a industrialização um consenso entre as lideranças estaduais das unidades da Federação que integram a Amazônia, o governador Daniel Pereira tem mostrado interesse em legar um plano regional para o setor.

Não há como definir uma precisa política estadual de industrialização sem um planejamento nacional. O imediatismo engole os planos plurianuais e assim o Ministério do Planejamento, as secretarias estaduais e municipais se sujeitam a mudanças conjunturais, limitadas às políticas curtoprazistas de coalizão.

Há um trauma nacional com o planejamento que se consagrou na Coreia, Japão e China, onde cumprir planos e metas é questão de honra nacional. No Brasil ele já esteve no topo, mas sucumbiu a dois megafracassos: as metas de Juscelino Kubitschek se perderam na dívida e o “milagre” da ditadura se arruinou com a grave crise de 1980/81.

Apesar dos desastres, o Brasil precisa planejar como fugir à terrível armadilha da renda média e compensar o fim do bônus demográfico. Amarrado a um passado sem glórias e sonhando em ser o país do futuro, o Brasil tem a urgência de se fazer como a nação próspera e justa do presente. Mas sem planejamento continuará deitado eternamente em berço esplêndido.

………………………………..

Racha anunciado

Disputando votos num mesmo segmento – de perfil majoritariamente jovem – na peleja pela Câmara dos Deputados, Mariana Carvalho (PSDB) e Leo Moraes (Podemos) têm um lance de canibalismo extra nesta eleição de outubro. O outro é a previsível pulverização de votos com mais dois candidatos fortes na capital, que são Mauro Nazif (PSB) e Lindomar Garçon (PRB).

Campeões de votos?

Mas na verdade, com estes ingredientes, mesmo considerados prováveis campeões de votos nesta largada, Mariana e Leo Moraes vão ter que se espichar para se eleger. Contar apenas com o eleitorado da capital, embora aqui seja um baita colégio eleitoral, não será suficiente para tanto. Vão precisar amealhar votos também no interior do estado – onde o bairrismo é grande.

As surpresas

Numa eleição que sempre apresenta surpresas, a peleja à Câmara dos Deputados é um caso a parte. Mas ao Senado temos viradas sensacionais, como aquelas de Odacir Soares sobre Chagas Neto, de Amorim sobre Amir Lando, Fátima Cleide em cima de Expedito e quando já se tinha Raupp caindo nas tabelas, onde vicejava Ivo Cassol como favorito, foi o mais votado na eleição 2010.

Favoritismo

Lá, atrás até Chiquilito Erse, ainda na década de 80 levou virada de Ronaldo Aragão e Olavo Pies ao Senado. Amir Lando virou sobre um  Odacir Soares favoritíssimo nos anos 90. No pleito 2018, largam na ponteira ao Senado os ex-governadores Confúcio Moura e Valdir Raupp, este a reeleição mas tendo no pé candidatos consistentes, como Jesualdo, Vidal, Marcos Rogério e Carlos Magno.

Efeito manada

Não havendo efeito manada de ultima hora, joga a favor de Confúcio e Raupp ao Senado, o canibalismo entre os candidatos na região central da BR, a pulverização de votos com tantos postulantes na capital. Mesmo assim não estão imunes a surpresas, pois estou cansado de ver favorito tombando por aqui. E o segundo voto deve fazer despencar pelo menos um destes dois medalhões.

Via Direta

*** Os cientistas já estão anunciando que os próximos quatro anos serão de muito calor no planeta *** Mais do que já temos visto? Porto Velho virou este ano numa sucursal do inferno *** Gostaria que os economistas explicassem: Rondônia bomba no agronegócio e sua capital, Porto Velho, patinam com um dos maiores índices de desemprego de sua história *** Por falar nisto, as “formiginhas” estão ansiosas para faturar, mas os políticos estão com escorpião no bolso…


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas