Porto Velho/RO, 19 Março 2024 09:50:40

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 11/02/2018 às 06h30min

A- A+

A sucessão presidencial

Logo depois do carnaval começam as peregrinações dos presidenciáveis pelo País. Teremos uma campanha inédita, que poderá contar até..

Logo depois do carnaval começam as peregrinações dos presidenciáveis pelo País. Teremos uma campanha inédita, que poderá contar até com Lula (PT) na cadeia, mediante recursos, disputando mais um mandato para o Planalto, numa eleição onde até o ex- presidente cassado, o senador Fernando Collor de Melo (PTN) se apresenta como postulante.

A lista tem desde o deputado federal Jair Bolsonaro (RJ-PSL), passa pela ex-senadora Marina Silva (Rede-AC), o governador Geraldo Alckmin (SP), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT-CE), o senador Álvaro Dias (Podemos-PR), o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados e tantos outros ameaçando entrar na disputa, como o senador Cristovão Buarque, ex-ministro de Lula, a deputada Manuela D’Avila (PC do B) além dos eternos candidatos dos partidos nanicos.
O pleito de 2018 ameaça ter um recorde de postulantes. A rejeição a Michel Temer (MDB) que ensaia entrar na contenda e a inegibilidade de Lula faz prosperar o número de candidatos como a braquiária no inverno amazônico. Os institutos de pesquisas constatam a intenção de muito voto de protesto neste Brasil varonil. Era o que faltava para todo mundo entrar em campo…

Eleições 2018

Nesta temporada de incógnitas e reviravoltas dificilmente temos um cenário definido antes das convenções de julho. Ocorre que todos os blocos estão com problemas a serem resolvidos e com as chapas incompletas. Os entendimentos seguem nas mesas das negociações, mas nenhuma das três maiores alianças envolvidas na disputa está com a escalação completa. Muito pelo contrário, existem mais dúvidas do que certezas.

Chapas definidas

Se os governadoráveis das três principais coalizões ainda não têm vices e os dois nomes ao Senado acertados, o que dirá a elaboração das nominatas para as 24 cadeiras da Assembleia Legislativa e as oito cadeiras da Câmara dos Deputados. Neste particular isto só será acertado depois da janela partidária – depois de março – que permite o troca-troca dos partidos sem que os políticos com mandato sejam punidos. E as mudanças podem gerar uma grande reviravolta no cenário regional.

Dois pesos…

Dos deputados federais condenados pela justiça nas últimas décadas só o rondoniense Natan Donadon foi preso e cassado. Em outros tantos casos – alguns mais rumorosos ainda que o episódio do vilhenense – a Câmara dos Deputados catimbou o jogo e continua fazendo isto até os dias de hoje. Trocado em miúdos: parlamentares de Estados pequenos são usados também como bodes expiatórios para encenar que o Congresso faz valer a moralidade e os bons costumes.

Papo furado

Por falta de apoio das esferas estaduais e federais tudo o que foi projetado pela administração do prefeito Mauro Nazif (PSDB) para proteger Porto Velho e seus distritos de novas enchentes depois daquela cheia histórica de 2014, foi por água abaixo. O Governo Federal chegou a prometer ajuda para uma série de obras acenando até a possibilidade das barreiras de contenção na orla do Madeira e a reconstrução dos distritos arruinados. Era tudo papo furado.

Pela renovação

A renovação dos quadros políticos nos Estados conforme os institutos de pesquisas e os cientistas políticos que têm estudado o atual cenário encaminham uma surpresa para cada duas vagas ao Senado nos Estados pelo Brasil afora. Sendo assim, os políticos tradicionais considerados raposas felpudas vão ter que suar a camisa diante das caras novas que estão chegando. Para as assembleias legislativas fala-se que a renovação poderá passar dos 70 por cento. É coisa de louco!

Via Direta

*** Mais uma vez a BR-364 está em pandarecos. Com vários trechos críticos, a situação obrigou o Dnit a agir imediatamente contratando empreiteiras *** È uma ação que exige mais fiscalização das bancadas de Rondônia e do Acre, pois todo ano é a mesma toada nos dois Estados. Os trabalhos têm deixado a desejar em termos de qualidade *** Já, na capital, com credibilidade o 5º BEC se prepara para pavimentar os bairros Mariana e São Francisco, na zona Leste.

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas