Porto Velho/RO, 24 Março 2024 13:06:07

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 07/09/2018 às 07h36min

A- A+

A visibilidade da Amazônia

A visibilidade da Amazônia A Amazônia aumenta sua visibilidade pelo Brasil afora por conta de múltiplos fatores, como a encruzilhada..

A visibilidade da Amazônia

A Amazônia aumenta sua visibilidade pelo Brasil afora por conta de múltiplos fatores, como a encruzilhada ambiental, a descoberta diária de revelações do passado e o imenso potencial de novos produtos a desenvolver com base na biodiversidade.

Os exemplos de interesse se multiplicam, mas dois fatos recentes são bem simbólicos dessa atenção. No Paraná, a professora Mariluci Guberman apresenta em meio milhar de páginas do livro Provocação da Amazônia – Dos rios voadores aos voos imaginários um painel amplo da natureza, da cultura e dos desafios amazônicos.

Em São Paulo, a festejada fotógrafa Claudia Andujar abriu no final de agosto a exposição Sonhos Yanomami, com séries fotográficas nas quais imprime suas “interpretações imagéticas, o acesso a uma outra realidade, diversa e extraordinária, bem como a suas gentes, saberes e crenças”

Livro e exposição, pela variedade de visões apresentadas, resumem um Brasil em busca por si mesmo, na perspectiva da refundação da República arrasada. Os grandes incêndios recentes no Sudeste são emblemáticos de uma nação que precisa assumir um lugar no mundo para além da imagem de republiqueta de bananas, mero empório de matérias-primas para estrangeiro agregar valor e lucrar. A Amazônia é a chave desse mistério.

………………………………………

Meio do caminho

Numa temporada onde a bruxa esta solta, vários candidatos ficaram no meio do caminho e a sangria continua com as impugnações da justiça eleitoral.  A mais recente vitima foi o deputado estadual Cleyton Roque (PSB) que acabou renunciando a disputa. Ainda existem ameaças para Melki Donadon (PDT) e Nilton Capixaba ((PTB) á Câmara dos Deputados.

A representatividade

Pelo entusiasmo das mulheres em Rondônia, o segmento deve até aumentar a representatividade na Câmara dos Deputados na eleição de outubro. Na capital, temos Mariana Carvalho (PSDB), Cristiane Lopes (PP), Jussara Gotlieb, Ada Dantas (PTN) entre outras.  Sendo que Mariana Carvalho e Marinha Raupp (MDB) buscam a reeleição com boas chances

No interior

No interior do estado, a mulherada também esta firme na peleja das oito cadeiras da Câmara Federal. Em Ariquemes com Claudia Moura (MDB), em Ouro Preto do Oeste, com a ex-prefeita Rosária Helena, em Ji-Paraná com a vereadora Silvia Cristina (PDT), em Cacoal e Rolim Marinha Raupp (MDB) e Jaqueline Cassol (PP) são bem cotadas.

Clima de eleição

Com as formiguinhas nos cruzamentos das principais ruas da capital e as primeiras discussões nos botecos, finalmente começa a se criar um clima de eleição nestas bandas. O ambiente deve fervilhar com os debates que começam na próxima semana. Neste cenário, impressiona o numero de militares envolvidos na campanha. A mesmo coisa ocorre com tantos pastores evangélicos

Muitas surpresas

Já estão pintando surpresas de dúzia na disputa a Assembleia Legislativa. Tudo indica que metade dos estaduais da capital (são oito) e do Vale do Jamari (quatro) não voltam para a próxima legislatura. Nomes desconhecidos do grande público devem emplacar nesta reta final. E já não tenho dúvidas: postulantes considerados fortes ao Senado e a Câmara dos Deputados vão sucumbir na temporada

Via Direta

*** O inicio de setembro é marcado pelo aumento das doenças respiratórias na capital rondoniense. Salve-se quem puder *** A trairagem é grande no MDB contra seu candidato majoritário em Rondônia. As queixas se multiplicam na temporada *** Agora é cada um por si, torcida brasileira: Até o ex-governador Confúcio, candidato ao Senado, esta fazendo campanha isoladamente de Maurão e Raupp *** Pesquisas e mais pesquisas nesta reta final do primeiro turno. E ninguém prevê os efeitos manadas…   

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas