Porto Velho/RO, 22 Março 2024 10:50:08
Diário da Amazônia

Aberta oficialmente a colheita de soja em Candeias do Jamari

O Grupo gera mais de 100 empregos diretos e na próxima safra projeta ampliar para 6 mil hectares de lavouras.

Por José Luiz Alves Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 02/01/2017 às 05h35min | Atualizado 03/01/2017 às 14h11min

Enfrentando uma chuva fina na tarde de quinta-feira (29) o governador em exercício Daniel de Pereira e outras autoridades visitaram o município de Candeias da Jamari para abrir oficialmente a colheita de soja em Rondônia. No mesmo dia, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgava o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), com números positivos que impressionaram o chefe do Executivo rondoniense.

O sol brilho no dia seguinte, em Candeias do Jamari com as colheitadeiras roncando e abrindo sulcos nas lavouras cultivadas em 5 mil hectares de grãos pertencentes ao Grupo Mazzutti. O gerente Jairo Siqueira apresentou aos visitantes uma previsão de colheita de 350 mil sacas de 60 quilos de soja e 40 mil sacas de milho. O Grupo gera mais de 100 empregos diretos e na próxima safra projeta ampliar para 6 mil hectares de lavouras, naquele município.

Seguindo o mesmo ritmo na quinta-feira (05), Daniel Pereira acompanhado pelo secretário de Agricultura, Evandro Padovani, estará presente no município de Vilhena, no Cone Sul do Estado quando iniciará colheita de soja que tem previsão de safra recorde com 1,6 milhão de toneladas de grãos, computando o plantio do milho safrinha que vem na esteira da colheita da soja. Colhe a soja e planta-se o milho.

Confira os números apresentados pelo IBGE 

O ‘Diário Rural’ solicitou ao coordenador do Grupo de Estatísticas Agropecuárias do Estado de Rondônia (Gcea/RO), Antoniony dos Santos Souza, uma tabulação matemática sobre os valores em Reais dos 6 principais produtos que alimentam o agronegócio neste Estado, de 1º de janeiro a 30 de outubro de 2016, quando os levantamentos em campo foram concluídos pela instituição.

Ele adicionou, subtraiu, multiplicou e dividiu no que existe de mais moderno em programas de computadores, apresentando em menos de 10 minutos, tempo suficiente para um cafezinho, o resultado no quadro ao lado.

Rondônia, apesar da crise, apresenta resultados positivos

Se fôssemos computar esses valores em Dólares na data de 29/12/2016 quando estava valendo R$ 3,2811, isso representaria US$ 1.154.538.230,74.

Detalhe interessante a ser observado, não foram computados os valores relativos a produção de banana, mandioca farinha, arroz, feijão, frango e galinhas caipira, ovos e frangos em granjas, suínos, ovinos e caprinos, patos, marrecos, legumes e hortaliças, base importante na sustentação da agricultura familiar bem distribuída em todo o estado de Rondônia. Assim como das agroindústrias.

Os números do IBGE revelam dados significativos, que podem servir, inclusive, como ponto de partida para as autoridades ligadas ao setor produtivo verificarem as falhas existentes na comercialização dos produtos da agricultura familiar e rever as tecnologias empregadas nas pequenas propriedades rurais, muitas delas ainda arcaicas emperrando a produção e distribuição de renda. Contudo, pela diversificação e importância social, a agricultura familiar pode contribuir de maneira substancial para engordar o caldo da receita rondoniense.



Deixe o seu comentário