Porto Velho/RO, 31 Março 2024 12:58:40
Diário da Amazônia

Abertas inscrições ao curso de capacitação em farmácia

O curso que acontece de junho a agosto, em Porto Velho.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 23/05/2018 às 17h26min

A farmácia hospitalar, uma das dez linhas de atuação do farmacêutico que englobam 134 especialidades especificadas na Resolução nº 572/2013, do Conselho Federal de Farmácia (CFF), será abordada em curso de capacitação a ser ministrado de junho a agosto deste ano, em seis módulos, em Porto Velho, com o apoio do Conselho Regional de Farmácia de Rondônia (CRF-RO). A aula inaugural está prevista para o dia 15 do próximo mês, a partir das 13 às 17h e das 19h às 22h30, seguindo no dia 16, das 8h às 12h e das 14h às 18h, em local a ser definido até o dia 13. Os farmacêuticos interessados podem fazer a inscrição no site:www.crf-ro.gov.br.

De acordo com a programação, os ministrantes do primeiro módulo sobre “Introdução à farmácia hospitalar, legislação específica, políticas de saúde e ética, bioética e ética na pesquisa” serão os professores Josué Schostack e Maria José Sartório. O segundo módulo sobre “Gestão de tecnologia em saúde” acontecerá nos dias 29 e 30 de junho; o terceiro, sobre “Manipulação e fracionamento de medicamentos”, será nos dias 13 e 14 de julho; o quarto, sobre “Gestão de pessoas, lideranças e relacionamento interpessoal”, nos dias 27 e 28; o quinto, sobre “Gestão da qualidade e riscos em saúde”, nos dias 10 e 11 de agosto; e o sexto, com “Atividades clínicas”, nos dias 24 e 25.

Conforme destaca a Resolução nº 572/CFF, no ambiente hospitalar são várias as possibilidades de atuação, como farmácia clínica domiciliar, farmácia clínica em cardiologia, em cuidados paliativos, em geriatria, em hematologia, em oncologia, em pediatria, em reumatologia, em terapia antineoplásica, em unidades de terapia intensiva, nutrição parenteral, pesquisa clínica, radiofarmácia, entre outras.

A abertura será feita por Josué Schostack, farmacêutico bioquímico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pós-graduado em administração hospitalar, mestre em atenção farmacêutica pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica do Rio Grande do Sul e autor de vários livros. Já a paranaense Maria José Sartório, farmacêutica com especialização em farmácia hospitalar e mestrado em gestão de assistência farmacêutica, encerrará o primeiro módulo.



Deixe o seu comentário