Porto Velho/RO, 19 Março 2024 21:31:36

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 21/08/2018 às 08h55min

A- A+

Absolvido pela tecnologia

Entre 2011 e 2017 triplicou a transferência de brasileiros para o exterior. E não foram só desesperados em busca da perspectiva de..

Entre 2011 e 2017 triplicou a transferência de brasileiros para o exterior. E não foram só desesperados em busca da perspectiva de melhores ganhos para a família: segundo o The Wall Street Journal, “com violência em alta e pessimismo quanto ao futuro, milhares de estrelas de televisão, banqueiros, advogados e brasileiros ricos estão fugindo do país”.

Afinal, se este é o país do futuro, por que tantos desistem dele, cumprindo o antigo e cínico slogan da ditadura – “Brasil: ame-o ou deixe-o”? No início deste mês, o futuro esteve em pauta durante evento coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) no Museu do Amanhã, no RJ, sob o tema  A floresta de hoje e do amanhã.

Mais uma vez ficou transparente que a Amazônia é nossa, mas o que acontecer com ela vai influenciar o mundo. Será decisivo, assim, o impacto do desenvolvimento tecnológico no aproveitamento das riquezas e no combate à biopirataria. Há uma década, os pecuaristas amazônicos eram vistos como desmatadores e as corporações que trabalham com carne pararam de comprar.

O socorro veio da observação remota do território em que o animal foi criado para certificar que não houve práticas socioambientais negativas, como desmatamento ou trabalho escravo. É o futuro se fazendo presente.

…………………………………..

Clima de eleição

Por mais que os candidatos aos cargos eletivos se esforcem ainda não existe clima de eleição em Porto Velho. Foi o que constatei bisbilhotando nos três principais centros comercias da cidade, que são a Av. 7 de Setembro (centro histórico), Amador dos Reis (Zona Leste) e Jatuarana (Zona Sul). Talvez tudo mude com os debates e o horário eleitoral gratuito.

Nosso cenário

O cenário de desilusão, de desistir de votar, anular o voto, continua majoritário na capital. Quase a metade da população afirma que sequer deseja comparecer aos locais de votação. Por tudo isto a eleição de 7 de outubro esta recheada de incógnitas. Quem será beneficiado com tanta abstenção? Como ficará a representatividade de Porto Velho neste contexto?

A representatividade

É previsível que a representatividade de Porto Velho, que hoje contando com oito deputados estaduais e três federais, sofra redução, caso a metade da população se abstenha de votar. Os prejuízos serão enormes, terríveis, já que são através das emendas parlamentares, por exemplo, que a prefeitura da capital esta pavimentando importantes e populosos bairros da cidade.

Ocupação hoteleira

Com tantas equipes contratadas para a campanha eleitoral em Rondônia neste ano, a taxa de ocupação dos hotéis em Porto Velho acabou melhorando. A Portoagro, a feira do agronegócio da capital, também servirá para a projetar os negócios. Nos últimos dois anos vários hotéis quebraram, muitos ainda estão fechados ou colocados a venda.

Trocando de mãos

A Rede de farmácias Farmabem, detentora de uma grande distribuidora, contando com meia dúzia de unidades espalhadas em Porto Velho, estaria trocando de mãos. O Grupo Tapajós, de Manaus, já teria fechado negócio com as Organizações Takeda, tradicional grupo local, que também esta ampliando seus interesses em outros segmentos

Via Direta

*** Liderada pelo governador Daniel Pereira a atual classe política de Rondônia se une para buscar uma solução a dívida do extinto Beron *** Como se sabe, o banco que chegou a crescer muito, se expandindo para outros estados, foi saqueado pelos políticos na década de 80 *** A expectativa é grande quanto ao horário gratuito. A partir daí sim  poderemos ver a campanha 2018 deslanchando*** Durante a semana começam as sabatinas e debates em Rondônia para funcionar como pré-aquecimento.   

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas