Porto Velho/RO, 26 Março 2024 03:55:56
Diário da Amazônia

Acadêmicos visitam central hidrelétrica

Os acadêmicos acompanharam as etapas do processo de geração de energia elétrica, iniciando pela barragem e, etapas seguintes.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 20/10/2017 às 06h45min

Professores, alunos e equipe da PCH em registro oficial

Acadêmicos de engenharia elétrica e civil, ciências biológicas e também do curso de agronegócioda Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), realizaram uma visita técnica na Pequena Central Hidrelétrica Hidroluz (PCH) em Alta Floresta D’Oeste, distante 109 quilômetros de Cacoal. Acompanhados pelos professores, Sérgio Nazario, Kamilla Teixeira, Yracilene e Martina, os estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar de perto o funcionamento do local e ver na prática algumas das principais áreas de formação, como geração, transmissão e distribuição de energia, além de conhecerem o projeto da Usina sobre conscientização de preservação ambiental.

Os acadêmicos acompanharam as etapas do processo de geração de energia elétrica, com início na barragem, seguido pela tomada d’água, câmara de carga, conduto forçado de baixa e de alta pressão, chaminé de equilíbrio, casa de máquinas, subestação e canal de fuga (técnica onde a água utilizada no processo de geração de energia, retorna para o leito do rio). Sob orientação da engenheira eletricista, Luana Salviano, os estudantes puderam tirar dúvidas quanto ao processo de funcionamento da PCH.

Segundo o coordenador do curso de engenharia elétrica da Facimed, Sérgio Nazario, os estudantes voltaram o olhar para as questões ambientais que permeiam a relação homem, meio ambiente e trabalho, participando das atividades desenvolvidas no Programa de Educação Ambiental “Preservar e Conservar é dever de todos”. (AI)



Deixe o seu comentário