Porto Velho/RO, 25 Março 2024 09:04:41
Diário da Amazônia

Acir critica falta de água e saneamento na capital

Senador citou levantamento que aponta Porto Velho em penúltimo lugar entre as 100.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 09/06/2017 às 05h15min

Senador Acir lamentou situação em pronunciamento na quarta-feira no Plenário

Em pronunciamento na quarta-feira, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) apontou dificuldades enfrentadas pela população de Porto Velho em razão da escassez de água tratada e saneamento básico, responsável pela proliferação do mosquito transmissor da dengue e outras doenças. Ele atribuiu o problema aos governos anteriores por incapacidade técnica e má aplicação de recursos.

Gurgacz citou levantamento que coloca Porto Velho em penúltimo lugar entre as 100 maiores cidades brasileiras no fornecimento de água tratada, que atualmente chega a apenas 32% da sua população. Em relação à coleta e tratamento de esgotos, a situação é ainda pior, pois a capital ficou em último lugar.

Segundo o senador, a Operação Lava Jato, da Polícia Federal, revelou que houve desvio de dinheiro das contrapartidas devidas pelas usinas responsáveis. E as obras foram paralisadas depois da suspensão da transferência dos recursos pelo Governo Federal, em função de irregularidades na licitação e na falta de projeto básico, constatados pelo Tribunal de Contas da União (TCU). “Tudo isso ocorreu entre os anos de 2008 e 2010. Com isso, perdemos a oportunidade de dar um grande salto na promoção do saneamento básico e da qualidade de vida da nossa capital, Porto Velho. E o pior, apesar das irregularidades apontadas pelo TCU, ninguém foi responsabilizado ou punido até agora”, lamentou.



Deixe o seu comentário