Porto Velho/RO, 22 Março 2024 15:09:49
Diário da Amazônia

Ações integradas para melhorar segurança

Grupo Amana-Key apresenta proposta com base nas experiências discutidas em abril.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 19/05/2017 às 15h13min

Confúcio recebeu ontem a proposta de Oscar Motomura para integração da segurança

Conforme proposta apresentada ontem ao governador Confúcio Moura pelo consultor e presidente do grupo Amana-Key, Oscar Motomura, as ações governamentais para a área de segurança pública poderão ser integradas em Rondônia. A proposta denominada Segurança Pública Nota 12, que reformula conceitos utilizados até agora na busca por soluções desta área, tem como base experiências pontuais apresentadas durante o Fórum de Segurança Pública que aconteceu em abril, em Porto Velho.
“A partir de agora, não haverá mais ações isoladas na segurança pública”, disse o secretário-chefe da Casa Civil, Emerson Castro, sobre a proposta da Amana-Key.

Castro lembrou que no evento de abril cada um apresentou suas experiências. “Tudo está contemplado no plano, que será executado com o que temos, sem novos investimentos, mas de forma ainda mais inteligente”.

Autor do relatório, Oscar Motomura também definiu como inovadoras as metas estabelecidas para a segurança pública de Rondônia. Ele destacou que o sucesso da empreitada depende da integração dos entes envolvidos. “É um plano que não existe em lugar algum. E pode ser referência para o País”, afirmou o presidente do grupo Amana-Key.

Confúcio Moura também falou com entusiasmo sobre o Segurança Pública Nota 12. Ele reiterou que o Governo Federal necessita, neste momento, de boas iniciativas locais e sustentou que Rondônia pode oferecer, com este projeto, uma contribuição importante.

O coronel Lioberto Caetano, secretário de estado da Segurança Pública, Defesa e Cidadania, também elogiou as propostas apresentadas. Segundo ele, o Estado já pratica ações que convergem para o programa apresentador por Oscar Motomura.

Legado

“A implantação de um programa tão inovador como este exige coragem do gestor, mas, ao mesmo tempo, constitui vantagem para futuros governantes”, afirmou Cira Moura, secretária-chefe de gabinete do governo. Ela define a execução do programa como mais um legado importante para o Estado.

Na definição de Cira, a base da proposta envolve diálogo e interrelação dos entes do Estado e deixa o gestor marcado como aquele que encarou os problemas da segurança pública.

Confúcio Moura afirmou que a proposta é revolucionária e rompe com as posturas tradicionais adotadas na área da segurança pública. “Em geral, quando o administrador conclui seu ciclo e não deixa soluções eficientes, fica decepcionado”, argumentou.



Deixe o seu comentário