Porto Velho/RO, 23 Março 2024 03:06:27

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 21/02/2017 às 06h30min

A- A+

Ações na fronteira

Finalmente o Plano Nacional de Segurança agindo em Rondônia, com o Exército trabalhando conjuntamente com a Receita Federal e as..

Finalmente o Plano Nacional de Segurança agindo em Rondônia, com o Exército trabalhando conjuntamente com a Receita Federal e as polícias Federal e Militar na vigilância com o patrulhamento de nossas fronteiras com a Bolívia, numa extensão de mais de 1000 quilômetros. A central de operação foi montada em Guajará-Mirim, a maior cidade do Vale do Guaporé, e por onde ocorre a maior escala o tráfico de drogas, contrabando de armas e cigarros, além de ter se tornado um ponto crítico na passagem de carros roubados em Rondônia e Estados vizinhos.

A boa notícia é que as ações conjuntas seguirão o ano todo. Asfixiando o tráfico de drogas e de armas na fronteira, Rondônia conseguirá reduzir em muito a criminalidade, já que 70% das ocorrências nas principais capitais da Amazônia, inclusive em Porto Velho, estão ligadas à questão do narcotráfico. Tem sido expressivo também o confronto entre os cartéis pelo controle dos pontos de venda de drogas em cidades rondonienses, e isto tem gerado vítimas fatais, como tem ocorrido em Porto Velho, nos últimos anos.

Vacas x vacas

Li alguma coisa num jornal eletrônico no final de semana especulando a possibilidade de um confronto entre os vereadores de Porto Velho com os deputados estaduais que criticaram muito o comportamento da edilidade da capital nos episódios de votações naquela Casa de Leis. Será a briga das vacas de presépio de Confúcio contra as vacas de presépio de Hildon Chaves?…

As acomodações

A classe política está atenta aos acontecimentos e ao desgaste dos partidos da base aliada do presidente Michel Temer. Por isto tantos deputados estaduais e federais já pensam em trocar de legenda em Rondônia e em outros Estados. Por aqui um deles é o deputado estadual Léo Moraes (PTB), já com as malas prontas para pular para o PPS na primeira oportunidade, favorecido por uma eventual janela de mudança.

Os bichos-papões

Na Assembleia Legislativa, será o PMDB o grande alvo de mudanças. Isto porque tem quase meia dúzia de deputados e alguns deles não têm como competir com alguns bichos-papões (a alcunha aos parlamentares ricos e com boa estrutura de campanha filiados à sigla governista). Com isto, pelo menos dois estudam novas acomodações, é claro, se a lei permitir, já que a reforma política ainda não foi votada.

É coisa de louco!

Na semana passada, alguns órgãos de comunicação da região Sul do Estado denunciaram a farra de diárias que tem ocorrido nas câmaras municipais de Chupinguaia, Cerejeiras, Cabixi e Pimenteiras, já neste início de legislatura. A coisa não é nenhuma novidade, já que é uma prática comum na maioria dos municípios do Estado, inclusive na capital.

A polarização

Depois de idas e vindas, o PMDB não apresentou um substituto para seu candidato impugnado, o vereador Antônio Bento, que foi o mais votado em outubro passado. A eleição suplementar de Guajará-Mirim, que será no dia 2 de abril, só terá dois postulantes. O atual presidente da Câmara Municipal Sérgio Bouez (PSDB) e o Democrata Cícero Noronha. Bouez é o prefeito em exercício na Pérola do Mamoré.

Via Direta

*** Seguem em ritmo acelerado as obras do Hospital de Câncer da Amazônia, iniciativa do hospital de Barretos com doações da população *** Só com leilões de gado a entidade já arrecadou R$ 15 milhões *** Já a ponte no rio Madeira, na altura do distrito de Abunã padece com ritmo lento *** É muita alagação nos bairros de Porto Velho e nas estradas vicinais e a prefeitura já não consegue atender a tantas reclamações.

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas