Porto Velho/RO, 21 Março 2024 05:49:32
PLANTÃO DE POLÍCIA

Acordo agiliza votação da reforma política

Senadores vão aprovar mudanças feitas pela Câmara para votar proposta até setembro.

Por Agência Brasil
A- A+

Publicado: 16/05/2017 às 06h30min

Senadores e deputados fazem acordo para votar reforma

Câmara e Senado fazem acordo para que a votação da reforma política aconteça até setembro. As mudanças feitas pela Câmara na proposta de emenda à Constituição (PEC), que cria cláusula de barreira para acabar com as legendas de aluguel e acaba com as coligações para eleição de deputados e vereadores, serão aprovadas pelos senadores. O texto foi aprovado, em novembro do ano passado, pelo Senado e agora passa pela avaliação dos deputados.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG), autor da PEC, disse que a Câmara fará algumas mudanças no texto e o Senado irá manter as alterações para agilizar a aprovação da proposta. Entre as mudanças está a redução de 2% para 1,5% de percentual de votos válidos para que o partido tenha acesso aos recursos do fundo partidário e tempo de rádio e TV.

Já o senador Romero Jucá (PMDB-RR) declarou que os parlamentares ainda vão discutir a criação de um fundo público de campanha diante da proibição do financiamento privado. No entanto, para Jucá, o tempo necessário para aprovar a proposta até setembro não é suficiente “para fazer uma reforma com profundidade.”



Deixe o seu comentário