Porto Velho/RO, 22 Março 2024 05:24:37
PLANTÃO DE POLÍCIA

Acre sofre onda de ataques criminosos

Pelo menos seis ônibus foram incendiados em Rio Branco e no interior.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 08/08/2017 às 05h10min

Ônibus ficou completamente destruído pelo fogo

Após o anúncio do reforço do bloqueio de celulares nos presídios de Rio Branco, capital do Acre, a cidade viveu momentos de terror, no último final de semana. Bandidos integrantes de facções criminosas desencadearam uma série de ataques a ônibus coletivos pela cidade. No total, 6 ônibus foram incendiados na capital e no interior. Também foram registradas três execuções em Rio Branco e incêndios a uma escola e prédios públicos.

De acordo com mensagens amplamente divulgada nas redes sociais, os bandidos estariam aterrorizando a cidade em retaliação a medidas de segurança tomadas pelo governo do Acre. Em um áudio circulado na rede, um dos supostos bandidos afirma que a ordem é de que todos os prédios públicos virem alvo da ação dos criminosos pelo Estado.

Durante a noite do último sábado (5), os terminais ficaram fechados e os usuários de transporte coletivo acabaram ficando por horas sem poder utilizar o serviço. Nem táxi e mototáxi se arriscaram a passar no local.

O secretário de segurança Emylson Farias confirmou que os atos criminosos ocorreram em represália pelo reforço dos bloqueadores de sinal nos presídios da cidade, o que deixou os presos sem a mínima comunicação.

Mortes

Além dos incêndios, três homens também morreram após serem alvo de disparos de arma de fogo e outros três ficaram feridos. No bairro Areal, Alan Freitas de 32 anos foi assassinado com pelo menos oito tiros.

De acordo com as informações, a vítima conversava com amigos em frente a uma residência. Os criminosos chegaram em um veículo de cor prata e armados com submetralhadoras saíram atirando atingindo as quatro pessoas que estavam no local.
Alan Freitas não resistiu aos ferimentos e morreu antes de receber socorro. Os outros feridos foram encaminhados ao pronto-socorro. Na Rua Arco Iris, bairro Vitória, José Francisco Araújo da Silva, de 35 anos, foi executado com dois tiros.

Um dos disparos atingiu a cabeça e outro o tórax. José seria evangélico, segundo a polícia e estava arrumando as malas para viajar no domingo para Porto Velho onde estaria a mãe com problemas de saúde.

Ele teria saído para ir na casa do vizinho pedir um rolo de fita quando foi surpreendido por um homem com um capacete na mão que armado efetuou os disparos. O criminoso fugiu em seguida em uma motocicleta.

Neste caso, a polícia acredita que a morte possa ter acontecido por engano.

A terceira morte ocorreu no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, logo ao fim da tarde. Jazon Oliveira dos Santos, de 25 anos, morreu após tentar assaltar um comércio e alvejado com disparos por um segurança que estaria no local.

A polícia prendeu 31 pessoas por envolvimento direto ou indireto nos ataques. Ainda no domingo (6) a Secretaria de Segurança do Acre convocou 400 homens para reforçar o policiamento nas ruas da capital acriana. Foram convocados homens do Exército, Bombeiros, polícias Militar e Civil, que estavam de folga, além de alunos que estão na fase de finalização do curso da PM.

Ontem (7), os ônibus voltaram a circular com reforço policial.

Segundo o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), nenhuma ocorrência de incêndio ou homicídio foi registrada na capital na noite de domingo e na madrugada da segunda-feira. O Sisp está alertando aos donos de postos de combustíveis que não vendam gasolina em recipientes impróprios.

Transferência

A Secretaria de Segurança Pública informou que 23 líderes criminosos que cumprem pena no Estado já foram transferidos para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD).
O Corpo de Bombeiros além da atuação aos ataques criminosos, também manteve o trabalho de combate a queimadas.

Ataques no interior

Em Tarauacá, a biblioteca da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ricardo Damasceno e um ônibus escolar foram incendiados.

Os bombeiros informaram que foram registradas cinco tentativas de incêndios durante a noite, na cidade. Em um dos ataques, os criminosos atearam fogo em uma caçamba da Secretaria de Obras de Tarauacá e, em seguida, em um veículo particular no Centro da cidade.

Em Sena Madureira também teve ocorrência. Lá, o ataque foi na sede do Ibama, mas sem maiores danos.

Em Feijó, além de um ônibus que foi incendiado na garagem do Deracre, criminosos também atearam fogo em um carro e em uma moto que pertenciam a um sargento da Polícia Militar no município.

Os veículos estavam na garagem do policial. No local, os criminosos deixaram um chapéu, sandálias, garrafas de molotov e também uma garrafa pet com dois litros de gasolina. A polícia confirmou que esse crime também tem ligação com os ataques que ocorreram na capital.

Em Cruzeiro do Sul, uma moto foi incendiada, no bairro Cruzeirão. A polícia ainda investiga se há alguma ligação com os ataques.

Ainda em Cruzeiro, ônibus escolares foram guardados no 6º Batalhão da Polícia Militar, de forma preventiva, após os incêndios.



Deixe o seu comentário