BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Advogado lança livro de crônicas

A obra “Lá do Outro Lado” foi publicada pela Editora Íthala com crônicas ji-paranaenses.

Publicado: 06/08/2017 às 05h05

Assis Gurgacz Neto, empresário, Julian Cuadal, autor do livro e o advogado Ivan Machiavelli

Na última semana foi lançado o primeiro livro do advogado ji-paranaense Julian Cuadal. Como o próprio autor faz questão de dizer, não é nada envolvendo as chatices do mundo jurídico.

A obra “Lá do Outro Lado” foi publicada pela Editora Íthala, de Curitiba (PR), trazendo crônicas ji-paranaenses. Ainda que o autor afirme que tenha começado sem maiores pretensões, a obra expõe um texto bem elaborado e de muita técnica, sobrevoando diversos temas de forma descontraída, desde os mais jocosos até alguns mais filosóficos. Sempre com muita leveza, embora algumas crônicas sejam profundas em emoção e sensibilidade.

Pode-se perceber pela leitura que Ji-Paraná empresta alguns de seus cenários às crônicas, desde a Ilha Coração, até o Museu Marechal Rondon e a Feira da T-1, tornando o livro único no gênero literário regional. Além disso, Julian demonstra existir entre ele e Ji-Paraná uma espécie de relacionamento amoroso homem-mulher, em que não poucas vezes brigam, se reconciliam, sentem saudades e brigam novamente. O retorno do autor de seu período de “exílio” para mestrado em Portugal é retratado na crônica “Amor da Vida Inteira”, onde se testemunha, uma vez mais, a paixão de Julian Cuadal pela Capital da BR.

Tamanha a relação do autor com sua cidade natal que o nome do livro acabou adotando a expressão tipicamente de Ji-Paraná, e que pela primeira vez recebe um registro literário. “Lá do outro lado” é frase que um ji-paranaense pronuncia com frequência, possivelmente sem perceber a peculiaridade da expressão.

“Aos que ainda não estiveram em Ji-Paraná, vale a explicação. Como a cidade é cortada pelo rio Machado, ficando de um lado o 1º distrito e do outro lado o 2º distrito, quem está em um distrito e quer se referir a algo ou alguém que está no outro distrito simplesmente diz ‘lá do outro lado’ ”.

O livro “Lá do Outro Lado” possui 144 páginas

Sobre o livro 

São 33 crônicas, em 144 páginas muito despojadas, até mesmo as mais críticas, como a crônica “Urso de Rondônia”, em que Julian Cuadal retrata de maneira sarcástica a visão distorcida da sociedade sobre a questão carcerária, usando como exemplo os presídios Urso Branco e Urso Panda, em Porto Velho.

A crônica “Morte em Vida” inspirou a criação da capa do livro. Em tal crônica, uma abelha boiava sozinha em uma piscina, se debatendo para sobreviver. As ondas da água em volta da abelha vão tremulando e se transformando em direção ao verso do livro em uma carta topográfica de Ji-Paraná, com as coordenadas geográficas exatas da Ilha Coração, símbolo maior da cidade.

A obra

Trata-se de obra com ares ora de aventura, ora de protestos irônicos, ora de confabulações íntimas sobre temas cotidianos. Diz o autor, talvez em tom de provocação, se tratar de despretensiosa antiliteratura. Enfim, é verdadeiro convite à leitura, a começar pela capa.

vendas

“O livro “Lá do Outro Lado” está disponível na Livraria Leitura, no Shopping de Porto Velho e na Casa do Livro, em Ji-Paraná. Pela internet, está disponível no site da Livraria Saraiva. A renda será integralmente destinada a instituições de caridade”, finaliza o autor.

Por Assessoria

Deixe o seu comentário