Porto Velho/RO, 23 Março 2024 12:43:14

Agronegócio

Bendita burocracia! Os empresários Marcelo Lucas da Silva e Rudi de Ross investiram R$ um milhão para implantar no município de São..

A- A+

Publicado: 16/04/2017 às 06h00min

Bendita burocracia!

Os empresários Marcelo Lucas da Silva e Rudi de Ross investiram R$ um milhão para implantar no município de São Miguel do Guaporé, uma moderna estrutura para criação e abate de suínos com objetivo de atender todo o estado de Rondônia com carne e embutidos da melhor qualidade. No entanto, estão limitados, só podem comercializar no município de São Miguel do Guaporé, onde obtiveram na prefeitura a licença do Sistema de Inspeção Municipal (SIM). A burocracia na Agência Idaron, impede a liberação do Sistema de Inspeção Estadual (SIE). Assim, o Estado está deixando de recolher tributos, gerar emprego e renda.

Milho para pamonha

O prefeito de Cerejeiras, no Cone Sul do Estado, Airton Gomes informa que naquele município, assim como em toda região, a produção de milho safrinha vai repetir o sucesso de anos anteriores. Em Cerejeiras, segundo o prefeito, já existem lavouras lourando com as espigas no ponto de ser colhidas para pamonha e bolo de milho verde. A colheita da soja se encontra em fase final.

Maracujá, abacaxi e cupuaçu

Através da Empresa da Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) o governo do Estado vem apoiando a produção destes frutos nas pequenas propriedades rurais. O objetivo é expandir o atendimento às agroindústrias de polpas que geram emprego e renda no campo, com a força da agricultura familiar, que também produz leite, peixe e pequenos animais.

Barbaridade Tchiê!

Ernane Polo, secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura do Brasil (Conseagri) presidirá no dia 25 de maio durante a 6ª Rondônia Rural Show, uma reunião do Conselho Administrativo da instituição no Parque de Exposições onde será realizado o evento em Ji-Paraná. À noite um churrasco de costela gorda, oferecido pelo representante de Rondônia, Evandro Padovani, onde o superintendente do Banco do Brasil, Antônio Carlos Soares (Toninho) estará declamando poesias, entre estórias de peleias e fandangos de galpão. Mas, que barbaridade tchiê! Se sobrar tempo estarei lá floreando minha sanfona, juntos e misturados.

São Pedro fez a parte dele

É verdade. São Pedro abriu as torneiras do céu no tempo certo, os produtores rurais investiram trabalho e tecnologia no campo, os resultados podem ser constatados pelo grande número de carretas transportando soja aos terminais portuários até o rio Madeira, em Porto Velho. Na sequência vem a colheita do milho safrinha que também promete.

Continue cobrando, senador

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), tem cobrado do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), melhoria e cuidado principalmente na BR-364, espinha dorsal por onde escoa toda a economia de Rondônia. Em trechos entre Ji-paraná e Ariquemes, Cacoal e Pimenta Bueno, os asfalto praticamente desapareceu.



Deixe o seu comentário