Porto Velho/RO, 26 Março 2024 11:23:09

Agronegócio

Rondônia possui 12 abatedouros de suínos e agroindústrias, produzindo em torno de 40% da carne que se consome no Estado.

Por José Luiz Alves Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 07/05/2017 às 06h15min

Alterar a legislação

As Federações de Agricultura de Rondônia e do Pará buscam apoio junto às bancadas federais no Congresso Nacional visando alterar os artigos primeiro e segundo da Lei 13.340/2016, estendendo os benefícios nos abates nas dívidas dos pequenos produtores rurais para até 2015. Em ofício enviado ao senador Acir Gurgacz (PDT-RO), Hélio Dias, presidente da Federação de Agricultura de Rondônia (Faperon), afirma que mais de 14 mil pequenos produtores rurais podem ser beneficiados se a legislação vir a ser alterada.

Sobrando espaço

Rondônia possui 12 abatedouros de suínos e agroindústrias, produzindo em torno de 40% da carne que se consome no Estado. Os outros 60% são abastecidos pelo Acre e Mato Grosso. A suinocultura tem muito espaço para crescer.

Show de informações!

A partir de terça-feira 23 até sábado 27 das 6h às 7h, as Rádios Alvorada Ji-Paraná e Globo Porto Velho formam uma rede com uma emissora de Vilhena, de Ariquemes e Alta Floresta, para transmitir um programa “Campo e Lavoura” especial relatando para todo o Estado, Norte de Mato Grosso e sul do Amazonas e Acre as atividades da 6ª Rondônia Rural Show, com entrevistas ao vivo com empresários, produtores rurais e autoridades ligadas ao setor produtivo.
No dia 23, terça-feira, entrevistaremos pelo telefone direto de Brasília o ministro adjunto de Agricultura Eumar Novack, que participará do evento representando o titular Blairo Maggi no dia 24. No estúdio da Rádio Alvorada em Ji-Paraná, o vice-governador Daniel Pereira é o convidado para participar da entrevista com o ministro. No dia 24, o presidente do Banco da Amazônia, Marivaldo Melo, será o entrevistado juntamente com o secretário de Agricultura Evandro Padovani.
Na sequência, sempre ao vivo outras autoridades como o governador Confúcio Moura, o senador Acir Gurgacz, o secretário de Agricultura de São Paulo Arnaldo Jardim, Antônio Carlos Soares, superintendente do Banco do Brasil, entre outros entrevistados. O objetivo é levar informações importantes aos mais longínquos rincões deste que já se tornou o maior evento ligado ao agronegócio na região Norte, onde o astro principal é o produtor rural. “Vamos lá juntos e misturados, sempre bem informados, mostrando a força e coragem do homem e da mulher no campo.”

Café, leite e floresta

Em Machadinho do Oeste no próximo dia 19, na sede da Cooperativa Mista Agroindustrial (Comamo), será lançado o 1º concurso de qualidade do café robusta. O evento faz parte do 8º dia especial do café com leite e floresta, contando com o apoio da Emater e Embrapa.



Deixe o seu comentário