Porto Velho/RO, 24 Março 2024 09:39:19

Agronegócio

Produtores rurais oriundos do Sul do País que se instalara do outro lado do rio Madeira, na região de Extrema e Nova Califórnia.

Por José Luiz Alves Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 21/05/2017 às 06h15min | Atualizado 22/05/2017 às 15h06min

Faturando uns pilas extras!

Se mineiro não perde o trem, gaúcho não perde tempo para faturar uns pilas, desde que seja de maneira transparente. Produtores rurais oriundos do Sul do País que se instalara do outro lado do rio Madeira, na região de Extrema e Nova Califórnia, preparando terras para o cultivo de soja e milho, descobriram que em Rio Branco no Acre existe um frigorífico autorizado para o abate de ovinos. Em média a cada 90 dias, o grupo entrega 600 carneiros, faturando uns pilas extras.

Outra fronteira agrícola

Do outro lado do rio na divisa de Rondônia com Acre, numa vasta área composta por centenas de hectares de áreas de terras que, para se tornar produtivas, necessitam somente de pequenos corretivos de solos cortados pela BR-364, assim como Cone Sul, essa região em breve será outro celeiro agrícola no Estado. Com logística em direção aos Andes e próximo ao porto na capital Porto Velho de onde a produção seguirá para o mercado externo.

E tem mais:

A produção de frangos, suínos e ovinos confinados é uma realidade no Estado vizinho, com a carne de suínos exportada para diversos países, sendo que a produção de grãos deles é incipiente para abastecer o mercado interno. As porteiras para a soja e milho, ingredientes fundamentais para a produção de ração, inclusive para peixes, estão abertas.

A nossa parte!

Sob a coordenação de Alessandro Lubiana, diretor de jornalismo e apoio técnico da equipe capitaneada em Ji-Paraná pelo Denis Moura Leite estaremos a partir de amanhã (22) até sábado (27) levando ao ar em uma rede de emissoras de rádios, das 6h às 7h, tendo como cabeça de ponte a Rádio Alvora de Ji-Paraná e Globo em Porto Velho e outras emissoras pelo interior um programa “Campo e Lavoura” especial com entrevistas com autoridades e empresários mostrando a força do agronegócio no Estado. Teremos entrevista com o ministro adjunto da Agricultura, Eumar Novacki, o presidente do Banco da Amazônia, Marivaldo Melo, governador Confúcio Moura, secretário de Agricultura, Evandro Padovani, prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, senador Acir Gurgacz, superintendente do Banco do Brasil, Antônio Carlos Soares, presidente da Faperon, Hélio Dias entre outros. Estamos fazendo a nossa parte.

“Bombando”

O café conilon de Rondônia, com preços compensadores e tecnologia de ponta desenvolvida pela Embrapa, está “bombando” nos mercados interno e externo com perspectivas de colheita em torno de 2,1 milhões de sacas de 60 quilos. O Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE) estima um crescimento de 12,8%. Os preços estão bons.



Deixe o seu comentário