Porto Velho/RO, 19 Março 2024 23:00:32
RONDÔNIA

Ainda este mês reajuste do Bolsa Família será anunciado

O valor será maior que a inflação, mas o percentual ainda está sendo definido.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 16/03/2018 às 14h08min

Em 2016 o governo federal não reajustou o Bolsa Família (Foto: Divulgação)

De acordo com pronunciamento feito ontem, pelo ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, o reajuste do Bolsa Família será anunciado ainda este mês e deve vigorar no final de abril ou maio. O valor será maior que a inflação, mas o percentual ainda está sendo definido, também está sob estudo uma maneira de compensar o aumento do valor do gás.

Em 2016 o governo federal não reajustou o Bolsa Família. Foi avaliado conceder um aumento de 4,6%, mas a área econômica concluiu que não havia espaço orçamentário.

Durante a declaração o ministro comentou sobre o “Plano Progredir” que conta com ações de incentivo e capacitação ao empreendedorismo e acesso ao mercado de trabalho. O Plano vai disponibilizar R$ 3 bilhões por ano em linha de microcrédito para o público-alvo investir em pequenos negócios. Segundo o ministro o objetivo do governo com o Progredir, é fazer com que as famílias contempladas com o Bolsa Família “percam o medo” de ter empregos formais.

Com o Plano, as famílias continuam recebendo o benefício por dois meses após firmarem contrato de trabalho formal. E, mesmo deixando o Bolsa Família após esse período, voltam a receber o benefício se perderem o emprego.

“A existência dos programas de transferência de renda não foi suficiente para reduzir a pobreza, só [para atenuar] a questão da pobreza extrema. Mas eles não reduziram o número de pobres. A pobreza no Brasil continua intacta. Acho que o Plano Progredir faz parte dessa nova maneira de pensar a questão do Bolsa Família”, disse o ministro durante pronunciamento no Palácio do Planalto.



Deixe o seu comentário