Porto Velho/RO, 19 Março 2024 13:52:43
Diário da Amazônia

Alunos aprendem sobre como fazer pautas

A proposta, inicialmente, foi estudar a formação da pauta para produção de reportagens.

Por Etiene Gonçalves Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 23/03/2017 às 06h00min

Durante os períodos da manhã e tarde de ontem (22), alunos da 7ª série do Ensino Fundamental ao 3ª ano do Ensino Médio da Escola Estadual Coronel Governador Jorge Teixeira de Oliveira, do Distrito de Nova Londrina, em Ji-Paraná, participaram da oficina prática de Produção de Texto Jornalístico. A etapa faz referência ao projeto idealizado pelo jornalista Etiene Gonçalves Santos, com o apoio da direção e coordenação pedagógica da Instituição de Ensino.

A proposta, inicialmente, foi estudar a formação da pauta para produção de reportagens e identificar e produzir um bom lead (primeiro parágrafo do texto jornalístico), que responde perguntas estratégicas. Os alunos formaram suas pautas, fator decisório para as etapas seguintes ao projeto. De acordo com o facilitador das oficinas, foram apresentadas a linguagem jornalística e a estrutura gramatical para uso em diversos tipos de textos. “São questões agora fácies de serem compreendidas, pois já passaram pela fase inicial de identificar o gênero textual usado pelo repórter. Agora, aprenderam estratégias que foram usadas na redação e, com isso, facilitando a leitura e a interpretação do leitor (a)”, falou o jornalista, Etiene Gonçalves.

Conteúdos

Para a aluna Ingrid Viana, do 3º ano ‘A’, é uma oportunidade para obter conhecimentos gerais. “É uma motivação para que haja a melhoria no desenvolvimento das minhas habilidades textuais e, assim, conseguir obter melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo”, expôs.

“A pauta que proponho vai trabalhar os recursos aplicados no Posto de Saúde do Nuar e as mudanças ocorridas nos últimos anos, devido aos investimentos aplicados e, consequentemente, facilitando o acesso dos moradores a Saúde”, informou Bruno Brandão, aluno do 3º ano ‘A’, participante da oficina.

Etapa II

Na próxima semana, os alunos inscritos vão produzir textos nos gêneros informativos e interpretativos, que farão parte do 1º Concurso de Produção de Textos Jornalísticos, que está sendo desenvolvido na Escola, com premiação aos três primeiros colocados nas categorias ‘Ensino Fundamental’ e ‘Ensino Médio’, com premiação prevista para abril.



Deixe o seu comentário