Porto Velho/RO, 23 Março 2024 13:22:29
Diário da Amazônia

Alunos da Unir apresentarão peça teatral hoje (5) no Campus Unir

Peça é inspirada na obra do “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente.

Por Sara Cicera Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 05/07/2018 às 08h45min | Atualizado 05/07/2018 às 09h23min

Peça teatral será apresentada pelos alunos do 5º período de Letras-Português.

Alunos do 5º período do curso de Letras-Português da Universidade Federal de Rondônia (Unir) apresentarão a peça teatral “O Auto da Barca do Cai N’água” hoje (5), às 14h, no auditório da UAB (atrás da biblioteca), no Campus da Unir de Porto Velho.
De acordo com a professora responsável pela apresentação, Heloísa Helena, a peça “Auto da Barca do Cai N’água” é uma adaptação do “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente, poeta e dramaturgo português do século XV-XVI. Trata-se de uma estética em trânsito entre a Idade Média e o Renascimento, portadora de valores medievais e perspectivas humanistas a um só tempo.

“Entre as obras estudadas pelo 5º período de Letras-Português da Unir, na disciplina Literatura Portuguesa: a voz, o homem e a razão, a peça foi escolhida principalmente por seu tom simultaneamente crítico e lúdico. Ao lado das provas, a atividade compõe a avaliação dos discentes e objetiva o compartilhamento de leitura e interpretação de textos por atores iniciantes”, informou.

Sobre a obra, Heloísa disse também que algumas figuras da peça fazem parte da nossa realidade como o fidalgo (a elite), o juiz e o procurador que atuam cotidianamente em nosso país, no estado e na cidade, e estão em foco crítico intenso ultimamente. Em outro sentido, o parvo (cidadão) é premiado por suas ações passadas e por suas intenções. Outras personagens como a alcoviteira, o agiota e o frade já são entes de nossa cultura desde há muito, antigos conhecidos e amigos, personagens lúdicos teimosos e arrogantes. Os alunos de Letras-Português os interpretam enquanto o anjo e o diabo decidem seus futuros. Todos são pecadores (corruptos) prestes a subirem em uma das barcas: do inferno ou do céu. Resta saber qual delas os acolherá.



Deixe o seu comentário