Porto Velho/RO, 22 Março 2024 17:12:24
Diário da Amazônia

Amazônia Encena na Rua começa nesta segunda

O evento promove ainda formação artística através das oficinas gratuitas

Por Sílvio Santos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 23/07/2017 às 05h30min

A Cia Ruante vai apresentar entre outros o espetáculo O Salto na décima edição do Amazônia Encena na Rua

A 10ª edição do Festival Amazônia Encena na Rua apresenta uma vasta programação no período de 24 a 30 de Julho na Praça das Três Caixas d’Água. O evento é uma realização do grupo rondoniense O Imaginário e tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Prefeitura Municipal de Porto Velho através da Semdestur.

Durante o Amazônia Encena na Rua serão apresentados trabalhos de performance/contação de histórias, espetáculos de teatro, dança e circo, lançamento de livros e debates. O evento promove ainda formação artística através das oficinas gratuitas.

Integrante da Cia Será o Benedito que estará no Encena 2017

Grupos convidados

O Amazônia Encena na Rua promove um grande encontro cultural. Nesta edição encontram-se artistas de Rondônia, Amazonas, Goiás, Pará, Rio de Janeiro, Acre, Ceará e São Paulo. Serão mais de vinte espetáculos em uma semana de apresentações alcançando público de todas as idades. Este ano o Festival faz uma homenagem especial ao Mestre Amir Haddad (RJ).

Oficinas 

  • Comunicação, cena e comicidade – Experimentos na arte do riso – com Fábio Freitas (RJ).
  • Um convite a uma investigação na arte da palhaçaria clássica. Através de jogos e dinâmicas do universo do palhaço o participante é instigado a acessar sua estupidez, a mergulhar nas suas ‘fragilidades’ e nos seus   ‘ridículos’ para, a partir do material sensorial levantado,estabelecer conexões com o espaço externo.
  • Interpretação e jogos teatrais, com Marília Ribeiro e Luis Cláudio (GO).
  • Jogos teatrais, com ênfase no lúdico, praticas coletivas, buscando consciência dos mecanismos fundamentais do Teatro, Dinâmicas de grupo, liberação corporal e emotiva para criação cênica.
  • Interpretação: mecanismos para trabalho de interpretação, busca de sentido e significação, valorizando as cenas.
  • Da narrativa no teatro ao teatro narrativo, com Ana Carneiro (MG), que abordará a questão da presença da narrativa no teatro, de modo estabelecer um olhar que frise diferentes formas de manifestação na cena teatral desde os primórdios do teatro grego ao teatro contemporâneo. O trabalho será desenvolvido por meio de uma abordagem teórico-prática, a partir de leituras textuais.

Período: 25 a 28 de julho
Horário: 9h às 12h
Local: Praça das Caixas d’agua e Casa da Cultura Ivan Marrocos

Ciclo de debates Em discussão o Teatro, o Público e a Cidade.
As Artes Públicas na Amazônia
Mestre Amir Haddad (RJ), todos os artistas participantes do Festival e a comunidade.
Data: Período: 29 de julho
Horário: 15h às 17h
Local: Praça das Caixas D’agua e Casa da Cultura Ivan Marrocos.

PROGRAMAÇÃO



Deixe o seu comentário