Porto Velho/RO, 24 Março 2024 05:46:25

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 08/11/2017 às 06h30min | Atualizado 08/11/2017 às 08h12min

A- A+

Antecipando as ações

Mesmo antes de começar a discutir o novo Plano Diretor com a Câmara Municipal de Porto Velho e a comunidade, em audiências públicas, o..

Mesmo antes de começar a discutir o novo Plano Diretor com a Câmara Municipal de Porto Velho e a comunidade, em audiências públicas, o prefeito Hildon Chaves (PSDB), com visão de futuro, tem antecipado ações no tocante à mobilidade urbana, à regularização fundiária e assume tocar obras de envergadura transferidas pelo governo do Estado, como são os casos da nova rodoviária e o projeto de saneamento básico.

Soluções urgentes, como a de mobilidade urbana, desafogando o trânsito de avenidas congestionadas, como a Carlos Gomes com a ampliação da rua Duque de Caxias, formando um corredor expresso de ônibus urbano, já estão em andamento. Também está ultimando os preparativos para lançar edital para a contratação de uma nova empresa de transportes coletivos que assuma a responsabilidade de tratar com mais humanidade os pobres usuários do sistema local.

A decisão de não disputar o governo do Estado no ano que vem, anunciada durante a semana, é outra notícia propícia. Sem a necessidade de ações populistas imediatas ele encontrará melhores condições para agir em favor da população, mesmo com atos impopulares, como fazer valer o Código de Posturas.

A migração

Caso o deputado estadual Laerte Gomes (Alvorada do Oeste), não derrote a deputada federal Mariana Carvalho (Porto Velho) na disputa pelo Diretório Estadual do PSDB neste final de semana, acredita-se que poderá haver uma migração de tucanos da legenda. É que sem controle da sigla, o ex-senador Expedito Júnior ficaria inseguro com relação à aprovação do seu nome nas convenções para a disputa do governo do Estado nas convenções de julho do ano que vem.

O Grupo da Morte

Nos bastidores fala-se que se formou na disputa pelas cadeiras da Assembleia Legislativa, pelo PMDB em Rondônia, um “grupo da morte”. Ocorre que o partido tem seis deputados estaduais e acredita-se que estariam mais ou menos garantidos apenas três parlamentares na disputa pela reeleição. Além disto, Ezequiel Neiva (Sul do Estado) e Williames Pimentel (Porto Velho) ameaçam reduzir ainda mais a margem da reeleição dos atuais parlamentares peemedebistas.

Gêmeos siameses

Com cargos no primeiro e segundo escalões no governo Confúcio Moura, e valorizada na Assembleia Legislativa pelo presidente Maurão de Carvalho, boa parte dos petistas está cerrando fileiras com o candidato ao governo do PMDB nas eleições de outubro. O PT e o PMDB já estão alinhados em seis Estados, com Rondônia poderá ser o sétimo. Golpistas e golpeados, sempre juntos, como gêmeos siameses.

Clássicos regionais

Temos boas disputas regionais, verdadeiros clássicos na peleja pelas oito cadeiras à Câmara Federal no ano que vem. No Sul de Rondônia, com Melki Donadon x Evandro Padovani; na região Central, Marcos Rogério x Silvia Cristina; no Vale do Jamari, Ernandes Amorim x Tziu; em Porto Velho, Mariana Carvalho x Léo Moraes; em Cacoal e região do café, Nilton Capixaba x Jaqueline Cassol; e na Zona da Mata, entre Marinha Raupp x Luiz Cláudio. Vamos ver quem leva a melhor.

Nominata do PDT

O PDT vai definindo sua nominata de candidatos à Câmara dos Deputados para 2018. Entre os nomes cogitados, estão o vereador Agostinho, em Guajará-Mirim; o empresário Paulo Tico (Porto Velho), Dr. Indiano (em Jaru), na região da 429, o Dr. Ronaldo; na região Central, Silvia Cristina; e em Cacoal, o vereador Celso Adoná. Serão lançados postulantes também na Zona da Mata, Sul e Vale do Jamari.

Via Direta

*** A Casa do Menor, mantida pela igreja católica do bairro Areal, está pestes a fechar as portas por falta de ajuda e apoio das esferas municipal, estadual e federal *** As dívidas se acumulam e a coisa já chegou ao fundo do poço *** Os finais de semana têm sido de violência na periferia da capital *** São embates entre jovens pelos pontos de venda de drogas, maridos drogados ou embriagados aplicando peia nas esposas, etc.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas