Porto Velho/RO, 29 Março 2024 13:02:14
Diário da Amazônia

Aplicativo ajuda no manejo de forrageiras

Após o lançamento, o aplicativo estará disponível, para download gratuito, no Google Play, para usuários de telefones com o sistema Android.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 05/11/2017 às 05h45min

O aplicativo ajuda o produtor a calcular para a demanda

Para ajudar produtores rurais e técnicos a encontrarem respostas ágeis e confiáveis para questões como essas, a Embrapa lança no dia 7 deste mês um aplicativo para telefones celulares que ajudará nos cálculos de orçamentação forrageira, ajudando a administrar a reserva de alimentos nas propriedades e colaborando para as tomadas de decisão sobre os rebanhos.

Após o lançamento, o aplicativo estará disponível, para download gratuito, no Google Play, para usuários de telefones com o sistema Android. A orçamentação forrageira já era praticada por produtores com uso de ferramentas como uma planilha manual desenvolvida pela Embrapa. Mas, segundo a zootecnista Ana Clara Cavalcante, pesquisadora da área de Forragicultura e Pastagens da Embrapa, houve demanda do setor produtivo por uma forma de facilitar e agilizar os cálculos necessários para a orçamentação. “O aplicativo foi uma demanda dos usuários da tabela por um modo mais fácil de fazer a contabilidade. Com ele, basta informar dados de tamanho de propriedade, tipos de fonte de forragem e o tamanho do rebanho em que automaticamente a orçamentação é realizada”, destaca. Para Ana Clara Cavalcante, o aplicativo traz, como principais vantagens, a praticidade e velocidade no processamento dos dados, com uma resposta mais rápida e com menor chance de erros nas contas para se chegar ao chamado saldo de forragem (diferença entre a quantidade de forragem disponível e a que é demandada por animais do rebanho em um período de tempo), indicador que revela, com precisão, a disponibilidade de alimento nas propriedades.

Ela reforça, também, que o uso do aplicativo pode contribuir para atrair a juventude rural para questões referentes ao planejamento nas propriedades, além de facilitar a administração. A orçamentação forrageira já é recomendada pela Embrapa há alguns anos como uma ferramenta útil na rotina dos produtores, permitindo calcular a quantidade disponível e estimar a necessidade de forragem de sistemas pastoris.

O objetivo é garantir equilíbrio adequado entre produção e demanda de forragem, possibilitando a realização do planejamento alimentar da propriedade e contribuir para aumentar a eficiência de uso do pasto, a produtividade e o desempenho animal. Além do aplicativo, o produtor pode fazer seu orçamento forrageiro de forma manual, com planilha na qual assinale a quantidade de forragem disponível, a estimativa de consumo de seu rebanho e, calcular, mês a mês, se há sobra ou déficit de forragem.



Deixe o seu comentário