Em dois meses de funcionamento, o aplicativo de celular Controle Cidadão – RO contabilizou 44 registros, sendo as maiores demandas nas áreas de educação e saúde. O Controle Cidadão foi desenvolvido pelos técnicos de transparência da Controladoria Geral do Estado (CGE) para permitir que o cidadão tenha acesso direto aos órgãos do governo estadual. A plataforma permite fazer denúncias, reclamações ou elogios, com possibilidade de envio de foto.
O cidadão, quando acessar o dispositivo e encaminhar sua sugestão ou denúncia, vai receber um protocolo para acompanhar diariamente o seu desenrolar. “Toda informação que chega através do aplicativo passa por uma triagem e depois as demandas são encaminhas para as respectivas áreas de atuação do estado”, explicou Rodrigo César Silva Moreira, diretor Executivo da CGE, acrescentando que todas as pessoas recebem respostas dos seus questionamentos.
Segundo ele, a utilidade do aplicativo para o cidadão é muito grande. Antes as pessoas não sabiam com quem falar para fazer uma reclamação ou até mesmo uma denúncia, e agora, de qualquer lugar que elas estejam e na palma da mão, elas fazem valer a sua cidadania. “O aplicativo é um complemento a transparência das ações de governo. Ele facilita o acesso e dá oportunidade da pessoa ser ouvida”.