Porto Velho/RO, 23 Março 2024 02:21:24
Diário da Amazônia

Arraial Flor de Cacto começa hoje na capital

A XX edição do Arraial Flor de Cacto começa hoje, 26, no Campo 1º de Maio no bairro Caladinho em Porto Velho.

Por Sílvio Santos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 26/05/2017 às 05h30min

Grupo Waitiku Mayakan se apresenta na abertura do Arraial Flor de Cacto no bairro Caladinho, hoje à noite

A XX edição do Arraial Flor de Cacto começa hoje, 26, no Campo 1º de Maio no bairro Caladinho em Porto Velho.
Após algumas dificuldades enfrentadas pela diretoria da Associação que coordena o arraial da zona Sul. “Infelizmente, a Funcultural não atendeu nossa solicitação no que diz respeito à contratação de arquibancadas e com isso, tivemos que ir até a cidade de Cacoal contratar por nossa conta”, disse o presidente Clodoaldo Negaça.

História do Flor de Cacto

Há vinte anos, o vereador Rubão Matias que até hoje reside no bairro Caladinho, junto com seu colega vereador Rubinho Luz criaram o Projeto “Arraial Flor de Cacto” cujo principal objetivo, era e continua sendo, proporcionar a cultura popular das danças de Quadrilhas e Bois-Bumbás aos moradores do bairro Caladinho e demais bairros da zona Sul.

O Arraial já nasceu com pompa de grande evento, montado no Campo de Futebol 1º de Maio. Enquanto Rubão e Rubinho permaneceram vereador o Arraial contou com o apoio da prefeitura de Porto Velho. Os dois acharam de deixar a política não mais participando de eleição partidária e passaram a coordenação do evento, para a Associação dos Moradores do Bairro Caladinho e aí o Flor do Cacto conseguiu se manter no mesmo nível, com a direção do Barreto.

Com o tempo o Flor de Cacto ganhou o status de segundo maior Arraial Junino de Porto Velho (perdendo apenas para o Flor do Maracujá), fato que permanece até os dias de hoje. Durante alguns anos, a Federon realizou o Concurso de Eliminatórias no Flor de Cacto, ali também algumas vezes foram realizados os concursos das rainhas de quadrilhas juninas.

O Flor de Cacto chega a sua 20ª edição, sob a presidência do engenheiro civil Clodoaldo Negaça e volta a realizar concurso entre os grupos de quadrilhas.

A solenidade de abertura do Flor de Cacto na noite de hoje, 26, começa às 20h, com a presença de autoridades constituídas, patrocinadores e representantes dos grupos folclóricos. Após os discursos de praxe, a coordenação convidou para se apresentar na arena do Campo 1º de Maio a partir das 21h, os grupos de dança de toada de boi Waitiku Mayakan e Cia. Yaporanga.
A galera também terá a oportunidade de dançar após as apresentações dos grupos folclóricos, sob o som da Banda de Forró Café Com Leite, que vai tocar até as duas horas da madrugada.

Programação geral

Sábado, 27 – Matutos do Guaporé e Matutos do Socialista.
Domingo, 28 – Girassol das Três Marias
Segunda-feira, 29 – Forte Príncipe
Terça-feira, 30 – Rosa Divina
Quarta-feira, 31 – Nova Estação
Quinta-feira, 1º de junho – Junina Coração Dourado (convidada) e
A Roça é Nossa;
Sexta-feira, 02 de junho – Juabp e Mocidade Junina
Sábado dia, 3 de junho – Flor da Primavera e a Rádio Farol adulta
Domingo dia, 4 de junho – Rádio Farol Mirim e Mocidade de Humaitá (convidadas especiais) encerram a 20ª edição do Arraial Flor de Cacto.



Deixe o seu comentário