Porto Velho/RO, 21 Março 2024 19:05:02
Diário da Amazônia

Arte criativa e bem-vinda das Minas Gerais

“Considero a Arte um caminho de autoconhecimento pelo confronto constante...”

Por João Zoghbi Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 11/02/2018 às 06h30min | Atualizado 17/11/2018 às 22h53min

A artista Maria Regina Crema no ateliê com o neto Pedro

Maria Regina Crema de Velloso Vianna, ou simplesmente no mundo das artes visuais, Maria Regina Crema, nasceu em Sacramento (MG) onde passou toda sua infância e parte de sua juventude: “Meus pais, Silvio e Elza, formaram uma família numerosa de dez, sendo 6 homens e 4 mulheres. Sou a penúltima dos irmãos ocupando assim uma posição privilegiada”.

Tendo tias e irmãos voltados a arte cresceu já motivada a aprender o ofício da arte: iniciando com pintura em tecido, pintura em porcelana, tela e outras técnicas como pintura em vidro, xilogravura, metal e aramado.

“Considero a arte um caminho de autoconhecimento pelo confronto constante de minhas possibilidades e também dos meus limites. Desafios que considero fundamentais ao processo de criação”, disse a artista.

Turismóloga de formação, porém foi na arte que mais se dedicou fazendo cursos e participando de seminários e oficinas: “Participei e fiz várias exposições que considero bem significativas. Individuais: Em 2008, Pinturas; Em 2012 Exposição Fotográfica, África – ‘Essa Sou Eu’, todas realizadas na Galeria de Artes Visuais Afonso Ligório, na Casa da Cultura Ivan Marrocos em Porto Velho (RO)”.

Participou com muita dedicação e talento de várias exposições coletivas: Em 2011 na X Bienal e Internacionale per I’Incisione-10th Internacionale Biennial of Engraving- Premio Acqui 2011, em Acqui Terme na Itália; Em 2009, XII Salão de Artes Plásticas de Rondônia – Sart, realizada na Galeria de Artes Visuais Afonso Ligório na Casa da Cultura Ivan Marrocos, Porto Velho(RO).

Seu trabalho é reconhecido de várias publicações e ilustrações de livros: Em 2001, Artes Plásticas no Contexto Regional, Porto Velho (RO); Em 2008, Ilustração dos livros: “Era Uma Vez Um Peixe” e “S.O.S. Bichos de Quintal”, de Dra Flora Maria Castelo Branco.

Um talento que há mais de 30 anos, generosamente pela troca de experiências e conhecimento, trouxe novas técnicas, mostrando incansavelmente sua arte e, em constante intercâmbio nas exposições e oficinas na Casa da Cultura Ivan Marrocos galerias alternativas e ateliês de amigos da arte.

“Moro em Rondônia desde 1980. Primeiro morei em Ji Paraná, em 1992 viemos definitivamente para Porto Velho”.
Atualmente dedica-se ao mosaico, cujo tema e cores sempre lhe fascinaram:

“Através da arte adquiro maior percepção de tudo o que me cerca e principalmente de mim mesma”.

Entre os planos para 2018 está iniciar um curso ministrado pela americana de Nova York Susan Bello que acontecerá no Distrito Federal, ‘Método I.Am.I. De Pintura Espontânea’:

“É a Arte que vem da intuição e coração, desenvolve a criatividade e o Self Autêntico. Uma arte para transformação pessoal e social”, feliz e esperançosa finaliza a artista Maria Regina Crema.



Deixe o seu comentário