Porto Velho/RO, 27 Março 2024 15:55:25
Diário da Amazônia

A arte de ‘ensinar a jogar’ do mestre Dió

“Masculino adulto em busca de mais um título na XII Liga Norte em Roraima.”

Por João Zoghbi Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 16/10/2017 às 14h43min

Ao mestre Dió, com carinho, suor e dedicação na preparação do time masculino

Há mais de trinta anos, José Dionísio do Nascimento, o professor “Dió”, com seus alunos em busca de conquistas e torneios, formando grandes atletas rondonienses.

O Mojuca vem de uma tradição na prática de esporte desde os anos de 1974, ainda, Movimento de Juventude Católica, grupo de jovens atuante na igreja Nossa Senhora das Graças, quando os jovens após a missa dominical, participavam dos campeonatos de futebol de Campo, Pingue-Pongue, espirobol e outros que trouxeram muitas vitórias e uma forte integração socioesportiva. Desde então, Dió sempre à frente, jogando e coordenando os campeonatos, inclusive quando foi criada a instituição Centro Educacional Mojuca, a qual é sócio fundador, juntamente com mais 22 jovens. Até hoje, Dió realiza seu trabalho com muita presteza e responsabilidade .

Walter e Dió, aqui tem história

Com muita dedicação, disciplina e suor, enfrenta todas as barreiras para manter essa chama acesa: “Temos grandes parceiros que graças a Deus nos ajudam, mas é preciso muita garra para continuar nesse projeto de vida”, diz o professor Dió, técnico dos times masculinos e femininos de Futsal Mojuca.

Daniel é um dos veteranos do time e garante que o grupo pode ser campeão novamente lá em Roraima: “estou há quinze anos no grupo, a nossa maior conquista esse ano foi o Campeonato Estadual e pretendemos, como em 2016, aqui em Rondônia, conquistar a ‘XII Liga Norte de Futsal’, agora lá em Roraima”, diz, orgulhoso pelo grupo.

Marco Antônio, que é o mais novo integrante, dezoito anos, diz que está sempre aprendendo e fala que sua inspiração para jogar futsal, para instigá-lo, perguntei a propósito o ‘velho clichê: – se ele como a maioria se inspira no jogador da Seleção Brasileira o fenômeno Falcão? Para minha surpresa: -“Não, eu o admiro muito, mas eu me inspiro mesmo é nesses craques aqui: André, Daniel, Alex…”

E apontou para o seus companheiros mais velhos que vê a seu lado jogando na quadra. Para completar outra resposta surpreendente foi quando perguntei: -quem substitui quem, e não pode faltar ao jogo? – “aqui o único que não pode faltar é o professor Dió, somos em vinte atletas no grupo e todos estão à altura de substituir, quem, por algum motivo, faltar”, disse Marco.

Equipe técnica, direção do Mojuca e grandes parceiros mantém forte o time feminino

No grupo feminino a mais nova é Ana Flávia, filha de Doristela a “Dodô” ex-jogadora e hoje é a caçula do time com apenas dezenove anos. É ala e tem ajudado o grupo dando muita alegria para sua mãe, a qual viu jogar e que muito lhe inspira.

O professor Dió foi homenageado juntamente aos desportistas de Rondônia numa sessão solene da ALE, na manhã de 21 de setembro de 2017, convidados pelo cerimonialista Lenilson Guedes, participamos da Sessão Solene em homenagem aos desportistas de Rondônia, presidida pelo deputado Lazinho da Fetagro (PT), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia. Se sentiu muito honrado, mas fez assim dizer ao proferir seu discurso de agradecimento: -“Nem sei porque estou aqui, ao lado desses ‘Galáticos’ do esporte, eu sendo apenas um professor, coordenando, há décadas, difundindo o esporte estudantil e amador, mas, me sinto muito honrado ao lado desse ícone dos ícones o cracaço Walter Santos”, concluiu Dió. José Dionísio é professor formado pela Unir, em Geografia, funcionário público estadual e municipal, com a simplicidade e humildade que lhe é peculiar, pois o Mojuca é conhecido nacionalmente, no mundo do esporte, pelos vários campeonatos que conquistou e outros tantos que participou, a sua modéstia é bem vista por todos que o conhecem, o que aumenta o carinho, respeito e carisma de todos para com o Mestre do Futsal.



Deixe o seu comentário