Porto Velho/RO, 20 Março 2024 02:56:30
Diário da Amazônia

Arte, “Rádio Falante” e “TV Paredão”

“A arte através do grafite se mostra além do muro, escorre na parede e ganha vida”

Por João Zoghbi Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 08/01/2017 às 06h30min

Reinaldo Ramos coordenador do Projeto Rádio Falante e TV Paredão, nas instalações

“Meu nome é Reinaldo Ramos das Neves, tenho 48 anos, sou pedagogo, design gráfico, atuei como chargista nos jornais “O Guaporé” e “O Alto Madeira”, faço artes visuais, em especial o grafite. Sou coordenador do projeto Rádio Falante e TV Paredão, ambos executados aqui na escola Orlando Freire.”

Foi assim, de forma simples e objetiva, que Reinaldo Ramos nos recebeu esta semana nas instalações da Escola Estadual Orlando Freire, seu ninho de produções da “palavra” a arte da comunicação através do rádio e TV comunitária, tecnicamente improvisada mas atuante profissionalmente.

Nasceu nas barrancas do rio Madeira na comunidade de Ilha Nova a algumas remadas acima do distrito de Calama , filho de Almerindo Bentes das Neves e de Maria Amazônia Ramos das Neves, 11 irmãos. Chegou a Porto Velho em fevereiro de 1979, para dar continuidade e concluir aos seus estudos. “Sou beradeiro, antigamente as pessoas tinham vergonha de dizer que era “beradero” , hoje é orgulho”, diz com firmeza Reinaldo.

Tudo começou em Cujubim Grande quando idealizou e coordenou o projeto de extensão da Escola Orlando Freire “Revelando talentos na comunidade do campo, Fazendo arte em Cujubim Grande,” concurso entre alunos, professores, colaboradores e a comunidade em geral, ao final uma feira de cultura, em sua programação: música, dança, literatura, arte e artesanato, descobrindo grandes talentos na comunidade.

Na Rádio Falante e TV Paredão, na referida escola, em sua programação no ano letivo, realizou o projeto atuante de incentivo à leitura “Leitura na Rádio” onde o aluno lê um livro faz seu comentário, resume e indica passando para toda a comunidade estudantil. Com isso, representou em 2011 o Estado de Rondônia no encontro nacional do projeto “Amigos da Escola.”

Além do reconhecimento das autoridades locais e nacionais com diversas premiações e divulgação em rede nacional, convida sempre um autor regional no labor da crônica, poesias e ênfase na história regional, “os entrevistados mais recentes foram Silvio Persivo com a obra literária “Euro Tourinho, a Samaúma da Imprensa Amazônica” e Anísio Gorayeb com seu primeiro livro ”Doces Lembranças”, na “calçada da fama” acervo com depoimentos e autógrafos tivemos Rita Queiroz e você, quando convidados a uma “Oficina Viva na Feira Cultural” onde foram entrevistados em nossa rádio,” lembra Reinaldo.

Com o sonho realizado como educador comunicador, não mais restrito ao pátio do colégio, agora o projeto extrapolou os muros da escola: a “Rádio Falante” está todos os sábados das 14h às 16h na Rádio Transamazônica FM 115,9, em sua programação ímpar, ganhou um voto de louvor da Assembleia Legislativa de RO. Há seis anos à frente desse projeto, almeja: “Produzir o livro dos dez anos e um vídeo documentário, dada importância desse projeto,” finaliza Reinaldo Ramos.



Deixe o seu comentário