Porto Velho/RO, 27 Março 2024 06:24:48
Diário da Amazônia

As maiores vítimas do trânsito

A falta de atenção, o uso de celular e imprudência no trânsito são grandes fatores que contribuem para o aumento de acidentes de..

A- A+

Publicado: 29/07/2018 às 07h19min

A falta de atenção, o uso de celular e imprudência no trânsito são grandes fatores que contribuem para o aumento de acidentes de trânsito, principalmente envolvendo motociclistas, as maiores vítimas dessa matança sem fim. Os últimos relatórios divulgados na imprensa mostram um crescimento assustador de mortes envolvendo duas rodas.

O Diário traz nesta edição, na página C4, o mais recente estudo realizado pelo Ministério da Saúde, com base em informações colhidas junto às unidades de saúde. Em Rondônia, o estudo apontou 71 óbitos dos trabalhadores em duas rodas, entre os anos de 2007 e 2016. Contando com todos os tipos de transportes, Rondônia registrou 271 mortes no mesmo período. Para chegar a esta constatação, foram considerados os acidentes ocorridos quando o trabalhador tem uma função que envolve locomoção ou quando estava indo ou voltando do local de trabalho.

No ano passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou o relatório mostrando que a cada ano morrem 1,2 milhão de adolescentes entre 10 e 19 anos por causas evitáveis. Segundo o estudo, os acidentes de trânsito (115.302), infecções respiratórias (72.655), suicídios (67.149), doenças diarreicas (63.575) e afogamentos (57.125) foram as principais causas de morte entre os adolescentes em 2015.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) nos Estados tem feito uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil para reverter esses números, mas a situação é muito complicada. A intenção da campanha, e da OMS também, é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada.
Outro fator importante que ajuda a aumentar esse índice é o uso do celular. Essa ferramenta de trabalho, principalmente dos motoboys, se tornou uma importante arma na mão do motociclista. Transitar pelas avenidas e ruas de Porto Velho se tornou uma missão bastante complicada nos últimos dias e essa infração de trânsito merece um estudo profundo. É muito comum encontrar pelas principais avenidas da cidade motoristas dirigindo e utilizando o aparelho celular.

Não há como descartar a possibilidade do aumento dessa infração de trânsito ter conexão com as redes sociais. O motorista, muitas das vezes, sai apressado de casa, com uma agenda cheia e compromissos a cumprir. Durante o trajeto de casa para o local de trabalho, o cidadão quer agilizar a agenda de trabalho e tenta resolver algumas demandas por telefone utilizando a tecnologia disponível na palma da mão.

Além da matança, os acidentes envolvendo motociclistas deixam sequelas o resto da vida às pessoas. Muitos chegam a ficar inúteis, contribuindo para o aumento do déficit na previdência.



Deixe o seu comentário