Porto Velho/RO, 20 Março 2024 10:54:15
Diário da Amazônia

“As Sementes daqui são tendência”

“Colega, não deixe de acreditar, a crise veio para você se destacar.”

Por João Zoghbi Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 12/03/2017 às 06h30min

Mestre Farias, na máquina de polir as sementes

Mestre Farias Ronaldo produz cerca de 400 quilos de sementes por ano tentando atender à demanda e lamenta, ainda por não produzir mais podemos dizer que ele é o “Rei das sementes.” Rondoniense da gema, filho de Porto Velho e do bairro do Triângulo e de muitas “aventuras” no bairro do Mocambo, depois de uma vida conturbada na juventude, daquelas que se prega ao destino todas as consequências.

Passando a limpo, divorciado e pai de três filhas formadas e um filho já bem encaminhado, estudante. Se entregou a vida produtiva e buscou novos horizontes e, nesse ínterim, se encontrou e incansavelmente se dedicou ao “fazer artesanal” em busca de sobreviver por conta própria e, foi na madeira reciclada e sobras de serrarias que encontrou pequenas ‘janelas’ e novas ‘portas’ de oportunidades. Hora de mudar e alçar novos voos por sua liberdade e empreender condicionalmente a tudo que o destino lhe proporcionara a trilhar numa nova realidade. Entretanto, foi se lançando de cabeça no que lhe vinha à frente para crescer e dali ter uma vida digna de um ser humano trabalhador e produtivo: “A primeira coisa que eu fiz, foi ir atrás de ganhar, nem que fosse um real por dia, mas que fosse honesto,” lembra o artesão.

Encontrando apoio no Sest-Senat e no Cetene, grandes instituições que infelizmente acabaram, fez vários cursos, principalmente o de beneficiamento de sementes, ecojoias, artesanato e se tornar um profissional melhor a cada dia.

Sementes de murumuru após secagem ao sol, pronta para furar, lixar e polir

Na sua primeira experiência de produção escolheu fazer, em madeira, nas embalagens de canetas e mexedor de drinks, mas confessa que quase mudou o curso da história: “Fiz cinquenta peças e mostrei para o coordenador da feira e ele barrou na hora, achou muito feio e que não iria vender. Frustrado, decidi jogar tudo fora, coloquei numa caixa peguei a bicicleta e fui jogar, por “sorte,” me deparei com o diretor do Sest-Senat, ele pediu para ver e, ao contrário, achou muito bonito, pediu para gravar o nome do evento que estava acontecendo lá e deu de brinde para os funcionários da instituição.” Tudo pode acontecer, quando se tem foco e acreditar em si mesmo.

“Ele me convidou para uma feira em Minas Gerais, aprendi muito através de cursos, palestras, vi muita novidade e o movimento de negócios em outras feiras. Quando voltei, produzi muito e hoje participo de várias feiras nacionais, com o apoio logístico do PAB/RO e do Sebrae nacional, nas feiras, vendendo sementes e artesanato. Uma bênção!”, relata orgulhoso Farias Ronaldo.

Semente de buriti, despolpado e iniciando o processo de secagem ao sol

Buscou grandes parcerias com instituições, associações, presídios, e nos bairros, na tentativa de retirar os jovens da ociosidade, mas infelizmente não é tão simples assim. “Dou palestras, ensino a técnica de beneficiamento das sementes, com a pura intenção de gerar oportunidades, mas infelizmente é preciso mais apoio do Estado para manter isso e gora estou trabalhando sozinho,” lamenta, Farias.

Buriti, murumuru, inajá, açaí, jarina, um grande leque de variedades de sementes, foi o primeiro artesão a usar tecnologia para pesquisa e expandir com maquinários para melhorar a qualidade do produto: “ As nossas sementes, são tendência nacional, já vendi até para o exterior, dei curso em Tocantins, Samuel, Itapuã e em várias instituições educacionais e esses alunos já exportam seus produtos e isso me dar muito orgulho”.

O setor turístico cresce junto com o artesão, a “Feira do Sol” tem um faturamento muito bom, segundo ele, isso gera uma boa distribuição de renda para a cidade. “Para se ter uma ideia de gestão, só em a prefeitura limpar a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, aumentou o movimento, o turista voltou e o faturamento teve um aumento de 10%.” “Aos colegas artesãos, não deixem de acreditar: a crise veio para você se destacar.” otimista concluiu, Farias.



Deixe o seu comentário