Porto Velho/RO, 27 Março 2024 23:09:28
Diário da Amazônia

Barragem é monitorada por 526 equipamentos

A quantidade e o tipo de instrumentação foram definidos durante a elaboração do projeto da usina, de acordo com normas e requisitos técnicos

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 13/12/2017 às 05h10min

Topógrafos e engenheiros fazem o monitoramento (Foto: Frank Nery/Divulgação)

Considerada uma das mais seguras do País, a barragem da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, a sete quilômetros de Porto Velho (RO), possui diversos tipos de instrumentos para o monitoramento de sua estrutura. Ao todo, são 526 equipamentos que detectam quaisquer alterações que poderiam gerar vazamento. A quantidade e o tipo de instrumentação foram definidos durante a elaboração do projeto da usina, de acordo com normas e requisitos técnicos.

Além disso, uma equipe de topógrafos, engenheiros, técnicos de instrumentação e auxiliares realizam periodicamente a leitura e as medições de todos os aparelhos. As informações são analisadas por uma consultoria externa, que avalia e interpreta os dados coletados pela equipe da Hidrelétrica Santo Antônio. Com essas informações, é gerado um relatório sobre o comportamento dos instrumentos nas estruturas da usina, que encaminha o documento aos órgãos competentes, como a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Por possuir alta tecnologia, desde sua construção até os dias atuais, nunca foi registrada qualquer anormalidade que comprometesse a segurança da barragem.



Deixe o seu comentário