Porto Velho/RO, 26 Março 2024 11:46:59

Política &

coluna

Publicado: 24/09/2018 às 17h59min

A- A+

Bolsonaro deve repetir a estratégia usada por Lula em 2002

FRASE DO DIA: “Procuradores e promotores não são meio-cidadãos. Têm direito legítimo a realizar críticas, mesmo ácidas e..

FRASE DO DIA:

“Procuradores e promotores não são meio-cidadãos. Têm direito legítimo a realizar críticas, mesmo ácidas e contundentes, contra decisões judiciais.”. – Deltan Dalagnol, procurador federal da Lava Jato para o Ministro Dias Toffoli, presidente do STF

1-Eleição ou final de campeonato?

Bolsonaro deve repetir a estratégia usada por Lula em 2002, com a publicação da sua “carta aos brasileiros”. O nome será “Manifesto à Nação” e está sendo feito a varias mãos para formalizar um compromisso em defesa da democracia, rechaçar a fama de racista, misógino e jurar ao mercado que ele quer o ajuste fiscal. O documento visa contrapor-se a outro assinado por artistas, juristas, etc o “Pela democracia, pelo Brasil”. Demonizar os dois lados num clima de futebol pode levar-nos – e ganhe quem ganhar – a ampliar as incertezas e problemas atuais do governo Temer.  

2-Guerra de sofás

De nada velarem os alertas. O Brasil está polarizado entre esquerda e direita. Cada lado, mesmo sem entender o porquê, armou barricadas virtuais e via redes sociais demonizam as duas figuras que lideram as pesquisas de intenção de votos. O efeito manada deve ocorrer dos dois lados e não vislumbro o surgimento de uma terceira via. O resultado é que deveremos ter muito mais do mesmo. O novo presidente terá que conviver com o mesmo Congresso, mesmo centrão e mesma relação fisiológica. Com qualquer dos dois, vence o toma lá, dá cá e mais quatro anos de atraso.  

3-Centrão com a mão na taça

“O PPS cometeu um grande erro. Se lançasse Raul Jungmann, talvez fosse uma alternativa”, disse o senador Cristóvão Buarque. “Agora, vamos optar entre a catástrofe e o desastre, entre o furacão Florence e o tufão Mangkhut”. Este é o sentimento dominante no centrão que avalizou a candidatura do Alckmin. E como o centrão de hoje é o centrão de sempre, é impossível apostar no que vai acontecer num eventual segundo turno entre Haddad e Bolsonaro. Contudo de uma coisa se pode ter absoluta certeza: o centrão vai ganhar como sempre. E seja lá o que Deus quiser.  

4-Marcando presença

O ministro Dias Toffoli presidente da República por apenas três dias de uma canetada só resolveu três problemas brasileiros, sancionando três leis que já haviam sido aprovadas na Câmara ou Senado e que aguardavam a sanção. A primeira lei determina que o cônjuge que mate ou bata no parceiro, perca a guarda dos filhos. A segunda garante atendimento educacional a crianças que, por motivos de saúde, precisem ficar em casa ou internadas em hospital. A terceira na verdade é um aumento da pena para o estupro coletivo (antes era de 7 anos e meio a 12 anos e agora é de 8 a 16 anos e oito meses) e tipificou os crimes de importunação sexual, de vingança pornográfica e de divulgação de cenas de estupro. Em três dias três leis. Foi rápido o Kid Toffoli – rei do gatilho.

.5-O já ganhou e o ôba, ôba…

O site Poder 360 fez um levantamento e informa que em onze estados a eleição para governador pode acabar no primeiro turno. Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Piauí, Paraná e Tocantins tendem a fechar as urnas em 7 de outubro com os governadores escolhidos. Nesse caso, os governos ficam com os seguintes partidos, respectivamente: PP, MDB, PT, PT, PSB, DEM, PC do B, MDB, PT, PSD e PHS. Rondônia irá para o segundo turno e apesar do ôba-ôba A disputa se dará entre Acir e Expedito. Aqui a tabela.

[email protected]


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.