Porto Velho/RO, 20 Março 2024 19:10:58
Diário da Amazônia

Bombeiros divulgam dados de 2017

Foram quase 560 ocorrências atendidas no último ano, segundo o Corpo de Bombeiros.

Por J. Nogueira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 14/01/2018 às 07h10min

Segundo o balanço, 20 pessoas morreram no local de acidentes em 2017, em Ji-Paraná

Apesar do número de acidentes de trânsito ter sido menor em relação ao ano anterior (2016), as mortes em local de acidentes no município de Ji-Paraná registrou novo aumento, sendo 20 vítimas fatais no ano de 2017, contra 18 no mesmo período do ano anterior. Já nos casos de acidentes de trânsito com vítimas não fatais, 2017 teve 1.325 enquanto que em 2016, 1.398 casos.

A informação foi prestada na última sexta-feira (12) pelo comando do Corpo de Bombeiros local ao Diário da Amazônia.
De acordo com o comandante Faustino de Souza, a maioria dos casos de acidentes fatais no ano de 2017, em Ji-Paraná, aconteceram dentro do perímetro urbano de Ji-Paraná, e o mais curioso, em pontos completamente sinalizados seja apenas por placas, faixa de pedestres o/ou até mesmo semáforos. A média de atendimento diário, somente de acidentes, foi entre três e quatro casos.

Souza explicou também que nos casos dos acidentes fatais, os números se referem apenas nos casos em que as vítimas vieram a óbito no local. Ele acredita que se somar os falecimentos ocorridos após o encaminhamento da vítima para o pronto-socorro ‘Dona Nega’ e os números do Corpo de Bombeiros, certamente mais de 35 pessoas morreram.

Outros números

Além dos acidentes de trânsito com vítimas fatais e não fatais, o Corpo de Bombeiros também constatou aumento nos números de atendimentos de ocorrências, consideradas diversas, como exemplo problemas clínicos (cardíacos, derrame, asma, hipertensão e outros). Em 2017, foram 2.017 casos contra 1.868 registros. Isso sem contar com os 238 auxílio a parturientes em 2017 contra 216 no ano anterior. “Esses são os tipos de casos que deveriam ter sido atendimentos pelo Serviço de Assistência Médica e Urgência (Samu), caso o município já tivesse sido contemplado”, lamentou.

Dados gerais e obras

No geral, o Corpo de Bombeiros de Ji-Paraná computou 5.264 atendimentos em 2017 e no mesmo período do ano passado, 5.594 ocorrências. Faustino de Souza lembrou que para melhorar ainda mais os serviços do Corpo de Bombeiros de Ji-Paraná se faz necessário a urgente instalação do Samu e a conclusão da segunda unidade dos Bombeiros na área do Primeiro Distrito de Ji-Paraná.

“Com o Samu e a nova unidade, certamente, os nossos serviços ficarão mais rápidos e ágeis junto à comunidade”, concluiu o comandante.



Deixe o seu comentário