Porto Velho/RO, 19 Março 2024 14:59:15
Diário da Amazônia

Brasil Central unifica compras de medicamento

Acordo foi firmado por governadores que compõem o bloco em reunião em Campo Grande.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 05/08/2017 às 05h10min

Governadores que compõem o Brasil Central reuniram-se quinta-feira e ontem

Em reunião ontem, em Campo Grande (MS), os governadores dos seis Estados e do Distrito Federal que formam o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, firmaram pacto para unificar a alíquota de produtos comuns para evitar a “guerra fiscal” no bloco. A iniciativa também fortalece o grupo no trato de questões tributárias com o estado de São Paulo.
A unificação das alíquotas estabelece um mercado comum no bloco e tem impacto sobre produtos da agropecuária, cerveja, cigarros, joias, gasolina, etanol e diesel, entre outros.

A etapa seguinte deste processo é o encaminhamento da proposta de unificação para as Assembleias Legislativas dos Estados para que sejam votadas e aprovadas.

O consórcio, que é formado por Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Maranhão e Distrito Federal, avançou também na compra unificada de medicamentos para atender a todas as unidades do bloco.

A economia estimada é de até 10%, segundo estudos apresentados pelos técnicos e aprovados pelos governadores.

A proposta da compra unificada tem a vantagem do poder de negociação em razão do volume de produtos a ser adquiridos. O bloco gasta cerca de R$ 500 milhões anuais com estes procedimentos. Cerca de 80% dos medicamentos são para uso oncológico e, por isto, mais caros.

Presente a todas as reuniões do consórcio, o governador Confúcio Moura (PMDB), avaliou como positivos os resultados dos trabalhos. Segundo ele, o momento econômico e político do País exige iniciativas inovadoras que respondam aos anseios das unidades federativas.

Confúcio disse que o consórcio está consolidado, tem agenda positiva que é tratada com determinação e zelo. “Nossas conquistas indicam o caminho correto que foi tomado”, afirmou.



Deixe o seu comentário