Porto Velho/RO, 26 Março 2024 12:07:32
Diário da Amazônia

Bruno, “Bravíssimo” talento em Porto Velho

“Lendas Amazônicas ”, uma das principais fontes de inspiração do artista

Por João Zoghbi Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 01/01/2017 às 05h35min | Atualizado 02/01/2017 às 10h33min

Goiano de nascimento, porto-velhense e italiano por adoção. Aos 31 anos de pura arte e muitos talentos Bruno Alves de Souza, hoje, é um artista universal, sua fonte inesgotável de inspiração fora fragmentos desse paraíso terrestre chamado de “Floresta Amazônica”, quando transferido ainda criança com seus pais Joaquim Souza e Generci Alves de Souza, para Porto Velho. Com muito talento e deslumbrado com as belíssimas paisagens amazônicas, aflorou sua arte realizando uma vasta produção de desenhos e esculturas. Seu maior desafio foi desenvolver seu talento em outro país, com apoio total de seus pais, frequentou o curso de pintura na Escola de Artes Téos da Paróquia São Tiago Maior, chegando a ser instrutor no curso de pintura, anos mais tarde. Em 2010 se formou em pintura na Academia de Belas Artes de Catânia região da Sicília sul da Itália, na qual, após dois anos concluiu a pós-graduação.

Feliz em Porto Velho, apesar de ainda o mercado de arte não ser o ideal, alguns artistas tentam de uma forma ou de outra sobreviver desse “mercado” em crescimento. Há muita gente de bom gosto consumindo arte de boa qualidade e naturalmente Bruno Souza se encaixa nessa categoria, “acredito que o mercado da arte em Porto Velho, realmente deixa bastante a desejar, muitas vezes não se tem mercado para determinados tipos de trabalhos, trabalhos de grandes proporções ou grandes projetos”, indaga Bruno.

Exerce sua arte através de pinturas óleo sobre tela, esculturas, desenhos, aquarela, gravuras entre outros. Vive e trabalha em Porto Velho e suas principais fontes de inspiração são as “Lendas Amazônicas,” o exotismo regional e os contos intertribais. Suas expressões trzem também, em detalhes, muito do traço marcante de dentro da escola “clássica universal”, por um conhecimento adquirido nas academias do Velho Mundo, principalmente na arte sacra, no barroco italiano.

Sem medo de ser feliz e fazer muito sucesso com seu talento pretende manter o equilíbrio à lançar grandes voos, “quanto a me lançar em novos voos, no momento não tenho projetos de ir para outro lugar, mesmo se conservo sempre a mente aberta a novas perspectivas, se tiver a oportunidade de viajar e ampliar minhas experiências, sem dúvidas o faria sem excitar. Embora sempre volto para a terra que me viu crescer, amo nossa querida Porto Velho, e sonho no futuro poder lecionar nas faculdades da cidade, pelo momento o faço em alguns cursos que ocasionalmente ministro.Tenho interesse justamente em poder dividir o conhecimento adquirido nos meus anos de estudo.” “Sans la beauté de l’art la vie ne vaut pas la peine d’être vécue” (Sem a beleza da arte a vida não vale a pena de ser vivida). Conclui Bruno Souza, nos surpreendendo, com uma frase em francês que sempre o inspira.



Deixe o seu comentário