Porto Velho/RO, 19 Março 2024 02:02:50
Diário da Amazônia

Bumbá Manhoso e Girassol  são atrações de hoje do Maracujá

Os grupos folclóricos Boi-Bumbá Manhoso e Quadrilha Junina Girassol das Três Marias, são as atrações na noite desta quinta-feira 02,..

A- A+

Publicado: 02/08/2018 às 10h46min | Atualizado 02/08/2018 às 15h04min

Boi-Bumbá Marronzinho (Foto Roni Carvalho/Diário da Amazônia)

Os grupos folclóricos Boi-Bumbá Manhoso e Quadrilha Junina Girassol das Três Marias, são as atrações na noite desta quinta-feira 02, da XXXVII Mostra de Quadrilhas e Bois-Bumbás – Arraial Flor do Maracujá.

Na realidade, a noitada começa com os grupos mirins Quadrilha Nova Estação (19h30) seguida do Bumbá mirim Estrelinha (21h05).

O primeiro grupo adulto a entrar na arena na noite desta quinta-feira, 02 de agosto, é o Bumbá Manhoso dirigido pela folclorista advogada Fátima que vem da zona Leste apresentar o tema: “Mitos dos Rios”. “Curte aí o refrão da nossa toada de guerra: Minha galera azul e branca quando nunca, brinca assim, Iê iê iê, Minha nação azul e branca quando brinca, brinca assim. Braços para o ar, vamos agitar, delira boi Manhoso que o show vai começar, na evolução….” canta o levantador de toada Tiago Paiva. O Manhoso começa sua apresentação por voltas das 21h30.

A Quadrilha Girassol das Três Marias – A Explosão do Norte este ano, decola na arena do Arraial Flor do Maracujá com o tema:‘Deuses e as Criaturas da Mitologia Grega’. “Muitos falam que nosso tema é ousado, mas vamos fazer com que ele seja apresentado da forma adequada para o nosso público”, disse Rony Zanal, vice-presidente da quadrilha.

A Juabp este ano no Maracujá vai apresentar o tema: ‘O Grito Que Veio De Lá’. Uma caracterização da África, que trata da escravidão, não só do negro. “Esse é um tema que a Juabp inteira se juntou e decidiu focar nesse manifesto que trata da escravidão que infelizmente ainda acontece atualmente”, explicou o vice-presidente Cley Pereira.

Grupos de segunda-feira

Quadrilha Flor da Primavera (Foto: Roni Carvalho/Diário da Amazônia)

A noite de terça-feira no Flor do Maracujá começou com a desclassificação por atraso, da quadrilha mirim Unidos do Palheiral, que chegou quando o bumbá Veludinho já estava se apresentando. A direção da Federon reconhecendo o esforço da direção da quadrilha mirim de Candeias do Jamari permitiu que as crianças fizessem uma miniapresentação, para isso, solicitaram e foram atendidos, pelos dirigentes do Veludinho que deram um tempo em sua apresentação para a Palheiral dançar.

Após esse entrevero, quem entrou na arena foi o Boi-Bumbá Marronzinho presidido pelo folclorista Estevam. O grupo do bairro Vila Tupi fez ótima apresentação, defendendo o tema “Fé, a Força que Move a Esperança”. Contando com assessoria de um grupo de folclorista do Boi Flor do Campo, de Guajará-Mirim, o Marronzinho se apresentou completo, quer dizer, cumpriu todas as exigências do Regulamento da Federon. De acordo com o público presente, o grande destaque na apresentação do Marronzinho foi a dança do Pajé Mateus Santana. “Escreve na tua coluna, Zekatraca que nosso boi é forte candidato ao título”, Alertou o presidente Estevam.

As apresentações folclóricas da 5ª noite do Flor do Maracujá terminaram com o espetáculo da Quadrilha For da Primavera.

A junina dirigida pela Dona Francisca, cujos ensaios acontecem na quadra do Colégio Tancredo Neves na zona Sul, mostrou ao público e em especial aos julgadores, como é que se dança quadrilha. Durante 48 minutos os mais de trinta pares, dançaram sem parar um só segundo. Espetacular!



Deixe o seu comentário