Porto Velho/RO, 25 Março 2024 10:07:21
RONDÔNIA

Busca por fantasias carnavalescas já movimenta o comércio

As fantasias de carnaval já colorem as ruas de Porto Velho. De acordo com comerciantes, a expectativa é de que o mercado aqueça e que o..

Por Ana Kézia Gomes Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 26/01/2018 às 05h20min

Nas lojas especializadas o movimento está aquecido

As fantasias de carnaval já colorem as ruas de Porto Velho. De acordo com comerciantes, a expectativa é de que o mercado aqueça e que o faturamento seja superior ao do ano passado. As fantasias mais procuradas têm sido as de super-heróis e os preços cabem em todos os orçamentos, variando entre R$ 8 e R$ 200. “Esse ano todo mundo quer sair de homem-aranha, batman e super-homem e não são só as crianças não, viu? Tá fazendo sucesso entre os adultos também”, diz o vendedor Paulo Pedraza.

Em 2018 Raylane Abiorana vai sair para comemorar o carnaval pela primeira vez. Ela disse que já separou a fantasia e que, junto com a família, deseja que a folia seja repleta de sorrisos. “Eu espero também que as pessoas evitem brigas e bebam com consciência, porque o carnaval é pra se divertir e não criar confusões”, alerta.

As características avaliadas por Paula Araújo na hora da escolha da fantasia é o conforto e também o recato. “Isso é muito triste, mas eu tenho medo de escolher determinadas fantasias e sofrer algum tipo de assédio nas ruas. Tem muitos homens que parecem que não têm senso de controle e acabam passando dos limites. Infelizmente tem gente que não tem consciência”, destaca.

De acordo com dados do Portal Brasil, 99,6% mulheres já foram assediadas na rua, sendo que mais de 80% escolhem rotas e roupas diferentes para fugir do constrangimento e diariamente milhares de brasileiras são vítimas de algum tipo de violência, mas no carnaval a preocupação das vítimas se intensifica. Em casos de assédio o número 180 pode ser usado, cuja Central de Atendimento à Mulher foi criada para receber denúncias e orientar vítimas de violência, não apenas em casos de violência sexual, mas também em situações de beijos forçados, agressões verbais, em toques não permitidos, e em situações onde alguém pode prendê-la ou puxá-la pelo braço de forma desrespeitosa.



Deixe o seu comentário