Porto Velho/RO, 25 Março 2024 00:23:24
Diário da Amazônia

Cabelos são doados para confecção de perucas

Pacientes com câncer tem auxílio no resgate da autoestima em Cacoal.

Por Magda Oliveira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 17/10/2017 às 05h05min

‘Projeto Mulher Mais – Outubro Rosa’ foi idealizado pela Igreja Adventista do 7º Dia

Aproveitando o mês de outubro, dedicado a conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, de Cacoal, desenvolveu no último domingo (15) o ‘Projeto Mulher Mais – Outubro Rosa’. Durante o evento a organização recebeu doação de cabelos, para serem transformados em perucas que serão doadas para mulheres que perdem os cabelos durante o tratamento do câncer. Os cabelos que eram cortados na própria igreja foram entregues no Hospital de Câncer de Cacoal São Daniel Comboni.

Uma das apoiadoras da campanha foi a dona de casa Dalvina Cardoso dos Santos, de 45 anos. Apesar de ter cabelo curto, ela conta que há cerca de seis meses havia ganho um cabelo de uma amiga cabeleireira, e pediu que doasse para alguém que precisasse.

“Uma cliente foi até o salão dela para cortar o cabelo e disse que queria doar para mulheres que têm câncer para fazer perucas, como ela não tem tempo para procurar alguém que precise, pediu que eu fizesse. Aproveitei essa oportunidade para fazer essa doação”, contou.

A pequena Larissa Cordeiro de Oliveira, de nove anos, disse que se sentiu tocada para fazer a doação do cabelo que nunca havia sido cortado. “Eu estou feliz em poder doar meu cabelo. Vou deixar cortar 12 centímetros e acho que poderei ajudar mulheres”, contou a garota.

Lenços

Além da doação dos cabelos, as pessoas que participaram do evento também realizaram doações de lenços. As pessoas que foram até a igreja receberam de forma gratuita serviços como atendimento médico, odontológico, exame das mamas, fisioterapia, massoterapia, cuidados de beleza, orientação jurídica e até aulas de culinária.

Segundo o ancião da igreja Rafael Santos, o projeto envolve todas as igrejas de Cacoal, tanto na cidade quanto da área rural, que envolveu aproximadamente 20.

“Já tivemos vários casos de pessoas nas igrejas que enfrentaram câncer e superaram essa luta. Esse é um dos nossos motivadores. Nosso objetivo era utilizar a mão de obra dos nossos membros em prol da população, para doarem um pouco do que sabem”, destacou Rafael.

Para que se transforme em peruca, é necessário a doação de no mínimo 12 centímetros. Os cabelos serão enregues para o Hospital do Câncer de Cacoal São Daniel Comboni. Somente em Cacoal há 250 mulheres em tratamento contra o câncer de mama.



Deixe o seu comentário