BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Caio Fernando Abreu, escritor que completaria 70 anos hoje

Se estivesse vivo, Caio Fernando Abreu celebraria nesta quarta-feira 70 anos de idade. Caio  nasceu na cidade de Santiago do Boqueirão,..

Publicado: 12/09/2018 às 12h12
Atualizado: 12/09/2018 às 17h22

Foto: Divulgação

Se estivesse vivo, Caio Fernando Abreu celebraria nesta quarta-feira 70 anos de idade. Caio  nasceu na cidade de Santiago do Boqueirão, no Rio Grande do Sul em 12 de setembro de 1948.

Ele estudou letras e artes cênicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mas abandonou os cursos para entrar na  carreira de jornalista.

A vida de Caio foi marcada de muitas intempéries, pelos seus escritos de cunho questionador, Caio foi tido como subversivo pela época, sendo perseguido pela ditadura militar no ano de 1968, assim o escritor buscou refúgio na casa da Hilda Hilst, e deixou o país em 1973, retornando ao Brasil em 1974.

Caio Fernando Abreu é tido como um expoente da literatura e dramaturgia da sua geração, a obra de Caio é de cunho pessoal, onde ele narra a solidão, medo, morte. Caio era gay e faleceu em decorrência da Aids aos 47 anos, mas continua inspirando as novas gerações de escritores, dramaturgos com a sua literatura crítica quase sempre jovem; o qual em tempos de punk foi terno, queer em mundos militares e doente em épocas de euforia; o colunista, cronista, dramaturgo, contista, romancista e, cada dia mais, tesouro nacional brasileiro Caio Fernando Abreu.

Conheça as obras do artista:

‘Os contos de ‘Morangos Mofados’ mostram a fé fundamental que iluminou o projeto libertário da contracultura. A fé que orientou o sonho cujo primeiro grande impulso vem dos ‘rebeldes sem causa’ de Elvis e Dean; que se define em seguida com a ‘grande recusa’ da sociedade tecnocrática pelo flower power ao som dos Beatles e dos Rolling Stones; e que ganha, de forma inesperada, uma nova e mágica força no momento em que Lennon declara dramaticamente: o sonho acabou.
Os ‘Morangos Mofados’ têm uma irresistível atualidade.

Neste livro foram reunidos 21 contos de Caio Fernando Abreu, um dos grandes contistas brasileiros e aquele que melhor retratou os dramas existenciais da geração de jovens urbanos que viveram o fim da ditadura militar.

Numa espécie de boas-vindas a Os dragões não conhecem o paraíso, Caio Fernando Abreu nos fornece um leque de possibilidades de leitura para este livro vencedor do prêmio Jabuti em 1988: “Se o leitor quiser, este pode ser um livro de contos. Um livro com 13 histórias independentes, girando sempre em torno de um mesmo tema: amor. Amor e sexo, amor e morte, amor e abandono, amor e alegria, amor e memória, amor e medo, amor e loucura.

Deixe o seu comentário