Porto Velho/RO, 25 Março 2024 01:59:33
RONDÔNIA

Caixas d’Água serão revitalizadas

Conforme previsão da prefeitura, as obras devem ser iniciadas no mês de julho.

Por Jaylson Vasconcelos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 03/02/2018 às 07h15min

Patrimônios históricos da capital, as caixas d’água devem ser revitalizadas neste ano (Foto: Fotos: Jota Gomes/Diário da Amazônia)

A Praça das Caixas d’Água deverá ser revitalizada neste ano, conforme informação prestada por Júlio César Siqueira, subsecretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), órgão responsável pela preservação das praças da cidade.

Segundo ele, um levantamento geral do logradouro foi feito no final do ano passado e as obras de revitalização constam do planejamento da prefeitura para este ano. “Este ano com certeza estaremos revitalizando a praça das Caixas d’Água, contemplando não apenas a base que garante a sustentação do patrimônio histórico da capital, mas toda a praça. Como se trata de um patrimônio histórico dependemos da liberação do Iphan”, acrescentou o subsecretário. Siqueira disse que o projeto já está pronto, faltando apenas ajustes com relação aos valores porque só assim poderá ser licitado. A previsão é de que o processo de revitalização da praça seja iniciado no mês de julho, levando em conta o período de chuvas na região.

Cartão postal da cidade de Porto Velho, a praça das Caixas d’Água sofre com as intempéries do tempo. Por conta da falta de manutenção, a estrutura do patrimônio histórico tende a desabar. O Diário da Amazônia vem alertando sobre os riscos, apontando que a ferrugem destrói as bases da estrutura das caixas d’água. Tombadas como patrimônio histórico, as três caixas d’água não são revitalizadas desde a época do prefeito José Guedes, na década de 90. Construídas para abastecer a cidade durante a construção da Ferrovia Madeira-Mamoré, as caixas d’água se transformaram em símbolos, posteriormente estampadas na Bandeira e Brasão do Município. Além de o patrimônio histórico encontrar-se em ruínas, a praça tem sido depredada. A falta de vigilância no local é um dos quesitos que mais têm preocupado os moradores, que evitam passar muito tempo nos arredores. A iluminação é deficiente, principalmente por conta do furto dos cabos de aço. É possível encontrar bancos quebrados, marcas de pichação nas paredes e o mato já cobre as bases da estrutura das históricas caixas d’água, que se encontram em avançado processo de corrosão.

A ferrugem corrói a base e coloca o patrimônio em risco

Situação de abandono afasta turistas da praça

O abandono da praça prejudica o turismo e a cultura, enquanto os moradores também sofrem com a perca de pertencimento, como é o caso do porto-velhense Fábio Júnior, que lamenta o estado de abandono da praça. “Costumava vir sempre aqui com os meus amigos e minha família porque esta praça faz parte da minha história e agora olhar para ela desse jeito é de dar dó. A praça está abandonada, descuidada. Olha o tanto de bancos quebrados. É impossível vir aqui à noite porque muitos usuários de drogas ficam aqui. É muito triste ver que a nossa história está nessa situação”, acentuou. Durante a reportagem a turista Adriana Garcia visitava a praça. Ela disse que ficou impressionada com a estrutura das caixas d’água e não acreditou quando viu o avançado processo de corrosão na base de sustentação. “É um perigo para as pessoas porque essas caixas d’água estão a ponto de cair. Os moradores deveriam fazer manifestações e cobrar dos responsáveis uma reparação imediata. Isso é um absurdo”, completou.

 



Deixe o seu comentário